16 de outubro de 2024
Carlos Lula destaca a urgência de valorizar docentes no Dia do Professor
Deputado também relembrou o Decreto Imperial de 1827, que criou o ensino público no Brasil e estabeleceu os primeiros salários dos professores

Assecom/ Dep. Carlos Lula
Durante a sessão desta terça-feira (15), em homenagem ao Dia dos Professores, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) subiu à tribuna para enfatizar a importância de valorizar os profissionais da educação. Como professor, Lula ressaltou os resultados de uma pesquisa do IPEC, que revelou uma desconexão entre o reconhecimento do valor dos docentes e a efetiva valorização da profissão.
“A pesquisa mostra que 74% dos brasileiros acreditam que ser professor é tão ou mais difícil do que outras profissões de destaque, como médico ou engenheiro. No entanto, apenas 25% consideram que os professores recebem o mesmo nível de valorização. Além disso, 98% dos entrevistados afirmam que bons professores transformam vidas, mas 53% acreditam que os docentes não recebem o respeito necessário no ambiente escolar”, pontuou Lula.
O deputado também relembrou o Decreto Imperial de 1827, que criou o ensino público no Brasil e estabeleceu os primeiros salários dos professores. Ele comparou os valores da época com os dias atuais, destacando a estagnação na valorização salarial dos docentes ao longo de quase dois séculos.
“Com ajustes para o valor de hoje, os salários estipulados no decreto variariam entre R$ 1.400 e R$ 3.500. Isso mostra que, em dois séculos, avançamos muito pouco na valorização desse profissional essencial”, afirmou.
Lula também destacou o avanço na expansão do ensino no Maranhão, lembrando que foi apenas nos anos 2000, durante o governo de José Reinaldo Tavares, que o ensino médio chegou a todos os 217 municípios maranhenses. No entanto, ele reforçou que ainda há muito a ser feito para melhorar o sistema educacional no estado.
“Já avançamos, mas precisamos de mais. Precisamos expandir as escolas em tempo integral e melhorar nossos indicadores educacionais. E, além do salário, os professores precisam ser reconhecidos e valorizados pela sociedade. Que este 15 de outubro sirva para refletirmos sobre a importância dos nossos docentes”, concluiu Carlos Lula.
Mais notícias
Antônio Pereira destaca, no “Maranhão no Campo”, a grandeza do agronegócio maranhense
Segundo o deputado, o agronegócio do Maranhão só avança e vem obtendo destaque no PIB, onde ocupa o…
Lençóis Maranhenses recebem título de Patrimônio Natural da Humanidade em cerimônia histórica
O ato celebrou o reconhecimento obtido durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova…
Iracema Vale prestigia entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses
O título insere os Lençóis Maranhenses na lista de Patrimônios Mundiais Naturais, destacando-o como um bem de importância…
Professor Luís Trabulsi detalha cursos e ações da Escola do Legislativo no programa ‘Em Discussão’
Durante a entrevista, Luís Trabulsi informou que a Escola oferta cursos tanto para servidores da Alema quanto para…
Frei Santiago destaca, no ‘Diário da Manhã’, a programação do Jubileu das Famílias
Como parte da programação, acontecerá, neste sábado (16), a partir das 16h30, a caminhada dos fiéis, saindo da…
‘Café com Notícias’ aborda os impactos positivos das ações de combate ao tráfico de pessoas no Maranhão
A Campanha Coração Azul e outras ações educativas e de conscientização fazem parte do trabalho desenvolvido pela Sedihpop…
Deputado Carlos Lula apresenta Projeto de Lei para implementar CNH Social no Maranhão
Iniciativa busca garantir habilitação gratuita à população de baixa renda. O PL visa ainda assegurar a qualificação dos…
Glalbert Cutrim ressalta ações na educação implementadas na rede pública de ensino
Entre outros assuntos, o parlamentar destacou as melhorias no transporte e na merenda escolar dos alunos da rede…