21 de outubro de 2024
Trabalho do Grupo de Apoio Mulheres de Peito é destacado no ‘Café com Notícias’
Médica veterinária Elzivânia Gomes da Silva foi a convidada e também relatou sobre a sua experiência de vida após o diagnóstico do câncer de mama

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O trabalho realizado pelo Grupo de Apoio Mulheres de Peito foi destacado no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta segunda-feira (21). A médica veterinária Elzivânia Gomes da Silva foi a convidada e também relatou sobre a sua experiência de vida após o diagnóstico do câncer de mama.
“É um grupo que é muito importante, porque ele fornece uma base, um acolhimento, muita troca de informação, de experiência entre as mulheres. É muito importante para aquelas mulheres que estão passando pelo tratamento olharem outras mulheres que já passaram e que estão bem e que estão ali, sabe, vivendo plenamente”, destacou Elzivânia Gomes da Silva sobre o grupo que foi criado dentro do Hospital São Domingos, onde ela fez o tratamento da doença.
Elzivânia Gomes relatou que participar do grupo é uma decisão voluntária da paciente e que, além das atividades internas, como encontros e palestras, são realizadas atividades fora da unidade de saúde, como um piquenique em uma praia, com direito a exercícios físicos.
A médica veterinária, com especialização em ultrassom, contou que percebeu um caroço ao colocar a roupa para ir à academia. Preocupada, ela pegou seu aparelho e fez o exame, ficando assustada com o que percebeu.
“Naquele momento que eu vi o aspecto da lesão, eu já entrei em contato com a minha mastologista imediatamente, mandei a imagem para ela, que ficou preocupada e, no outro dia, eu já fui para o hospital, fiz ultrassom, a biópsia e, com uma semana, eu recebi o resultado que eu estava com câncer de mama”, detalhou.
Conversando com a equipe médica, soube que havia descoberto a doença em estágio inicial e que as chances de cura eram acima de 90%. “Você tem aquele choque no começo. Depois, vai começando a assimilar todas as informações que vão chegando, até você começar o tratamento”, observou.
A vulnerabilidade após o diagnóstico, o compartilhamento das experiências, a importância do diagnóstico precoce e os avanços obtidos pela medicina e que trazem mais conforto às pacientes também foram tratados durante a entrevista.
O programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…