21 de outubro de 2024
Causas e consequências do TOC são abordadas no programa ‘Revista Maranhão’
Psicólogo Jediael Abreu falou sobre tratamento e qualidade de vida do paciente com transtorno obsessivo-compulsivo
Agência Assembleia
Assista ao programa na íntegra
Atingindo pessoas de todas as idades, sem qualquer tipo de distinção, os transtornos obsessivos-compulsivos (TOCs) estão cada vez mais em evidência, reflexo dos problemas relacionados com a saúde mental que atingem parcela significativa da população. O programa ‘Revista Maranhão’ desta-segunda-feira (21), na TV Assembleia, recebeu o psicólogo Jediael Abreu, que tratou sobre o problema, abordando suas causas e consequências, e de que forma eles podem ser tratados para que os indivíduos tenham uma melhora na qualidade de vida.
Na entrevista à jornalista Keith Almeida, JediaelAbreu destacou que o TOC se caracteriza por um distúrbio psiquiátrico de ansiedade que faz com que as pessoas tenham pensamentos compulsivos e repetitivos, o que causa graves problemas de saúde, afetando inclusive o convívio dessa pessoa em sociedade.
“Estamos falando de obsessões que são imagens, pensamentos, desejos que são intrusivos, recorrentes e indesejados. O TOC é um transtorno onde a pessoa não consegue controlar os pensamentos que vêm na mente e esses pensamentos empurram as pessoas para um ritual comportamental do qual ela também não consegue se livrar porque, no entendimento dela, a única maneira de aliviar o sofrimento causado pela obsessão é o ritual do comportamento”, explicou Jediael Abreu.
Ainda na entrevista, o profissional falou sobre as consequências desse comportamento repetitivo. “A repetição desses rituais produz nas pessoas um sofrimento clínico significativo. A pessoa se identifica com o pensamento e acredita que ela é ruim, ela realmente acredita no que está pensando. Isso traz sofrimento psíquico e afeta diretamente as relações sociais e profissionais”, destacou.
As formas de tratamento para esse problema, segundo o psicólogo, envolvem psicoterapia e intervenção psicofarmacológica com a prescrição de medicações em casos mais graves.
O programa ‘Revista Maranhão’ é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…