25 de outubro de 2024
‘Em Discussão’ aborda estratégias do governo para ampliar emprego e renda no MA
Secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, foi o entrevistado no programa desta sexta-feira

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, nesta sexta-feira (25), o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula. Ele fez uma detalhada explanação sobre estratégias do Governo do Estado para ampliar a geração de emprego e renda no Maranhão.
Durante a entrevista, concedida aos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, o secretário Luiz Henrique Lula informou que o Maranhão vem registrando sucessivas quedas na taxa de desemprego.
“O Maranhão é, hoje, o Estado de maior geração de emprego no Nordeste. E o nosso programa Mutirão Rua Digna é uma das políticas públicas que se destacam na geração de oportunidades de trabalho no Maranhão”, afirmou o secretário.
Luiz Henrique Lula explicou que o Mutirão Rua Digna, criado em 2017, leva qualidade de vida à população, com a pavimentação de ruas com bloquetes, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico das comunidades.
Além de garantir a urbanização de vias degradas, o Mutirão Rua Digna tem como um dos focos o incremento econômico. Cada obra realizada pelo programa gera renda aos comerciantes locais, com venda de materiais, e aos trabalhadores da obra, que tem mão de obra essencialmente formada por moradores das ruas recuperadas.
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária frisou que o Mutirão Rua Digna é uma das estratégias do Governo do Estado para estimular o comércio de bens e serviços, movimentar a economia e abrir oportunidades de trabalho. A ação consiste na parceria entre gestão estadual e municípios, para obter mão obra a ser utilizada na recuperação de ruas dos bairros.
“Esse programa vem se somar aos esforços do governo estadual para o estímulo da economia e a inserção de pessoas no mercado de trabalho, movimentando os negócios em regiões de grande demanda e integrando gestão e sociedade”, assinalou.
Empregos
Luiz Henrique Lula enfatizou que o Maranhão criou 2.516 empregos formais em agosto de 2024, conforme dados do Novo Caged. No mês, foram registradas 23.368 admissões e 20.852 desligamentos, o que evidencia um crescimento na geração de vagas de trabalho.
“De janeiro a agosto de 2024, o Maranhão acumulou 16.429 novos empregos, elevando o total de trabalhadores formais para 659.163, o que reforça a recuperação do mercado de trabalho no estado e indica um crescimento contínuo no emprego formal”, ressaltou o titular da Setres.
Mais notícias
Florêncio Neto destaca os 110 anos de Penalva com entrega de várias obras
De acordo com ele, no sábado (9), foi entregue o primeiro trecho de 9 km de asfalto ligando…
Andrea Rezende alerta sobre impactos de MP sobre famílias beneficiárias do BPC
Deputada destacou a dificuldade das famílias em reunir laudos médicos e documentos em prazos tão curtos
Programa ‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os cuidados com a saúde do homem
O urologista Giuliano Moura disse que o medo de descobrir alguma doença séria afasta o homem das consultas…
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 é destaque no “Diário da Manhã’
No programa, o superintendente da Secti, Eduardo Oliveira, lembra que as inscrições serão encerradas no próximo dia 18…
Crime de ‘stalking’ em relacionamentos amorosos é tema do ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira
A advogada criminalista Ivane Rodrigues alertou para a necessidade de se identificar esse tipo de crime e denunciá-lo…
CCJ dá parecer favorável à MP que institui Política de Educação Integral no Maranhão
A medida, de autoria do Poder Executivo, visa promover um ensino em tempo integral, democrático, participativo e inclusivo
Cláudio Cunha ressalta obras para melhoria das estradas na Baixada e Litoral maranhense
Parlamentar citou diversas vias em obras, cujos serviços foram intensificados para proporcionar melhor trafegabilidade à população
Júnior Cascaria destaca agenda de trabalho e entrega de obras pelo governador Carlos Brandão
Ele registrou as visitas aos municípios de Itinga e Açailândia