31 de outubro de 2024
Comissão de Defesa dos Direitos Humanos estabelece ações prioritárias para este fim de ano
Temas como tolerância religiosa, pobreza menstrual e a situação dos maranhenses detidos na Venezuela serão tratados em ações e audiências públicas

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão, reuniu-se nesta quinta-feira (31), para definir o planejamento de ações até o fim de 2024. Durante o encontro, foram debatidos temas prioritários como tolerância religiosa, pobreza menstrual, gravidez na adolescência e a situação dos maranhenses detidos na Venezuela, que serão abordados em ações e audiências públicas nos próximos meses.
O deputado Ricardo Arruda (MDB), presidente da Comissão, enfatizou a importância do planejamento realizado.
“Definimos as atividades da Comissão até o final do ano. Vamos promover uma audiência pública sobre tolerância religiosa, atendendo às demandas das comunidades de matriz africana e de outros segmentos religiosos”, disse.
A deputada Janaína (Republicanos), membro da Comissão, ressaltou a urgência do debate sobre o tema pobreza menstrual.
“Precisamos revisitar essa pauta e alinhar com a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social. É fundamental garantir que os kits de higiene menstrual estejam disponíveis, pois muitas meninas e mulheres no Maranhão não têm condições financeiras para adquiri-los”, afirmou.
Outro tema de destaque foi o Orçamento Participativo, abordado pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que integra a Comissão. Segundo ele, é necessário avaliar e aprimorar esse instrumento de planejamento do Estado, que há mais de uma década permite a participação direta da população.

“Precisamos verificar se o Orçamento Participativo tem atendido as demandas da sociedade e aprimorar a comunicação entre o governo e os movimentos sociais, para que as políticas públicas sejam cada vez mais eficientes”, concluiu.
Ao final, o deputado Ricardo Arruda destacou o compromisso da Comissão em dar continuidade aos temas discutidos, afirmando que todos os esforços serão feitos para garantir que as pautas avancem até o final do ano.
Mais notícias
Deputado Catulé Júnior cobra retomada de obras de recuperação asfáltica na MA-034
Segundo o parlamentar, os serviços na rodovia, que liga a sede de Caxias ao povoado Baú, foram iniciados…
Helena Duailibe repercute comemorações do 24º BIS e celebra restauração da Igreja de Santo Antônio
A parlamentar participou da cerimônia no Batalhão Duque de Caxias. Ela também destacou a restauração da Igreja Santo…
CCJ dá parecer favorável à MP que cria programa Instituição Legal
De autoria do Poder Executivo, iniciativa tem como objetivo regularizar documentação de entidades que prestam serviços assistenciais à…
Neto Evangelista e Júnior Cascaria enaltecem esforço do Governo para garantir sucesso da Expoema 2025
Parlamentares destacaram a importância da realização da Exposição Agropecuária do Maranhão, considerada um dos maiores eventos do setor…
‘Contraplano’ debate violência, maus-tratos e abandono contra idosos
Programa discutiu o agravamento da violência contra essas pessoas, a rede de proteção e caminhos para um envelhecimento…
Antônio Pereira destaca ações do governo estadual e avaliação positiva da população
Parlamentar destacou a série de inaugurações recentes em Senador La Roque
Adelmo Soares critica opositores que mudam de lado em busca de interesses pessoais
Entre outras coisas, deputado ressaltou que o governador Carlos Brandão deu continuidade às ações exitosas de seu antecessor…
Fábio Gentil destaca, no ‘Diário da Manhã’, o lançamento do Cartão Tempo de Semear, na Expoema
Gestor da Sagrima adiantou que cartão será lançado no próximo sábado (6) e será uma das vitrines da…