07 de novembro de 2024
Professor aborda relação entre manguezais e mudança climática no ‘Café com Notícias’
Convidado do programa foi o professor Denilson Bezerra, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (7), na TV Assembleia, recebeu o professor Denilson Bezerra, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA. Ele tratou sobre a relação entre os manguezais e as mudanças climáticas.
O Brasil detém a maior quantidade de áreas de manguezais do mundo e o Maranhão, sozinho, responde por 47% da área de manguezais do Brasil.
“O Brasil, apesar de possuir uma das maiores áreas de manguezais do planeta, a maior faixa contínua inclusive, não tem um sistema de monitoramento oficial eficiente. O governo brasileiro lançou, agora, o programa Pro Manguezal que promete fazer um acompanhamento sistêmico e eficiente do manguezal, mas até então não existia”, explicou Denilson Bezerra.
Sobre o potencial dos manguezais, o professor afirmou que esse ecossistema é mais eficiente que a própria Amazônia no sequestro de carbono, pois o carbono que ele captura fica inerte na biomassa das plantas e nos bolsões de lama. Inclusive de 50% a 90% do carbono sequestrado pelos manguezais está preso na lama.
O professor ressaltou, ainda, ser fundamental que a importância e eficiência dos manguezais entrem nas discussões sobre mudanças climáticas que o Brasil está à frente e destacou que em 2025 o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), em Belém. Para ele, o Maranhão deve levantar essa discussão, já que é o estado brasileiro que tem praticamente 50% dos manguezais do país.
“Essa capacidade de sequestro de carbono por parte do manguezal e outros ecossistemas costeiros, a gente chama de carbono azul. Então é preciso que o Brasil chame essa responsabilidade para si, porque o Brasil é um dos maiores hotspots de carbono azul do planeta. Nós vamos ser líderes dessa ação climática se o Brasil realmente pegar o conhecimento científico e os tomadores de decisão, quem propõe as políticas públicas brasileiras, trouxerem essa discussão”, afirmou.
O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…