14 de novembro de 2024
Othelino agradece votação recebida e pede respeito ao Legislativo
Segundo o parlamentar, o processo eleitoral na Alema foi um momento muito rico e de maturidade política para o Parlamento Estadual
Assecom / Dep. Othelino Neto
O deputado estadual Othelino Neto (SDD) subiu à tribuna, nesta quinta-feira (14), e agradeceu aos 42 deputados pelo desempenho surpreendente na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, na última quarta-feira (13), quando obteve 21 votos e empatou o pleito. Segundo o parlamentar, foi um momento muito rico e de maturidade política para o parlamento, mas, principalmente, um recado silencioso para que o Executivo reconheça o Legislativo como poder constituído que tem 42 parlamentares escolhidos pelo povo. “Eu me sinto, absolutamente, vitorioso”, enfatizou.
“Agradeço aos 20 colegas que votaram em mim e aos 21 que não votaram também, porque, ontem, aqui, nós demos uma demonstração de maturidade política”, comentou o deputado. Segundo Othelino, o que ficou claro é que Carlos Brandão caiu por terra com aquela história de que é o grande agregador, pois ficou evidente um governador frágil, que recebeu a resposta silenciosa desses deputados.
Para Othelino, ficou claro para o Maranhão que essa relação entre o Executivo e os deputados é artificial e de uma via só, onde o Poder Executivo pensa que manda e, quando não sai a coisa do jeito que querem, resolvem aplicar a punição. “Eu acordei hoje, escutando história de que um familiar, um parente próximo do governador disse: não tem jeito, agora a gente vai descobrir quem são os traidores. Traidores de quê? Aqui cada deputado tem direito de votar em quem quiser. Se tivesse humildade, sabe o que iriam fazer? Iriam fazer uma autocrítica; perceber onde estão errando; perceber que, se tiveram essa resposta, é porque não estão tratando bem os deputados que aprovam tudo que o governo manda para esta Casa. Mas é um governo arrogante”, afirmou o deputado.
Othelino Neto registrou a conduta do deputado Arnaldo Melo, durante a eleição da Mesa Diretora, pelo seu equilíbrio e cuidado. Mas notificou também o constrangimento de não ter tido acesso ao presidente da Sessão Preparatória, quando foi interrompida por quase 2 horas e não pelos 15 minutos regimentais determinados. “Mas quero mesmo fazer uma reflexão, para que possamos entender que nós demos um recado para o Maranhão. Ontem, eu recebi centenas de mensagens, e os senhores receberam também”, frisou.
Na tribuna, Othelino criticou o diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, irmão do governador, que esteve na reunião, realizada na Presidência, no intervalo entre os turnos da eleição, segundo o parlamentar, constrangendo deputados.
Para Othelino, “ninguém pode chegar para um deputado estadual, pegar pelo braço, apontar um dedo e dizer: “tu estás traindo”, porque um parlamentar não trai quando vota. “Todo o mundo tem o direito de votar em quem quiser”, reforçou.
Othelino Neto disse que continuará fazendo o seu trabalho de oposição de forma respeitosa e com a coragem que todo parlamentar deve ter. “O que se sabe hoje é que o governo do Maranhão não está bem com o povo; não está bem com a política e com mais ninguém, a não ser com o núcleo familiar e mais uns poucos que estão ali ajudando a destruir o legado que Flávio Dino deixou como governador do Maranhão”, comentou.
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares é homenageado pelo Clube das Samaritanas da Loja Maçônica Duque de Caxias
Homenagem é um reconhecimento às contribuições que o parlamentar tem dado às Samaritanas, que realizam um importante papel…
‘Em Discussão’ detalha a Operação Lei Seca, que cobrirá a Grande Ilha
Blitze serão realizadas durante o Pré-Carnaval e o Carnaval, nas principais avenidas da Região Metropolitana, por equipes do…
Especialista alerta, no ‘Diário da Manhã’, sobre os males do cyberbullying
Enne Thomé afirmou que esse fenômeno é perene, acompanha a vítima 24 horas e exacerba o sofrimento, falou…
Fibromialgia e direitos dos pacientes são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
Condição complexa, a doença exige tratamento multidisciplinar e foi reconhecida legalmente como deficiência, o que garante aos pacientes,…
Carlos Lula denuncia exclusão de blocos tradicionais do Carnaval do Maranhão
O parlamentar reforçou que os blocos alternativos desempenham papel central na preservação do carnaval tradicional maranhense
Programa Rádio Podcast Esporte em Debate estreia na Rádio Alema
O novo programa é exibido toda quinta-feira, no horário das 11h às 12h, trazendo as principais informações do…
Gabinete Militar da Assembleia realiza treinamento para a abertura dos trabalhos legislativos de 2026
Participaram do momento preparatório, a Cavalaria e a Banda de Música da Polícia Militar, cadetes do Corpo de…
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda importância do check-up cardiovascular para prevenção de doenças
Cardiologista alertou sobre os fatores que aumentam o risco de um infarto e orientou sobre os cuidados que…