14 de novembro de 2024

Othelino agradece votação recebida e pede respeito ao Legislativo

Segundo o parlamentar, o processo eleitoral na Alema foi um momento muito rico e de maturidade política para o Parlamento Estadual

Othelino agradece votação recebida e pede respeito ao Legislativo

Deputado Othelino Neto durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa

Assecom / Dep. Othelino Neto

O deputado estadual Othelino Neto (SDD) subiu à tribuna, nesta quinta-feira (14), e agradeceu aos 42 deputados pelo desempenho surpreendente na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, na última quarta-feira (13), quando obteve 21 votos e empatou o pleito. Segundo o parlamentar, foi um momento muito rico e de maturidade política para o parlamento, mas, principalmente, um recado silencioso para que o Executivo reconheça o Legislativo como poder constituído que tem 42 parlamentares escolhidos pelo povo. “Eu me sinto, absolutamente, vitorioso”, enfatizou.

“Agradeço aos 20 colegas que votaram em mim e aos 21 que não votaram também, porque, ontem, aqui, nós demos uma demonstração de maturidade política”, comentou o deputado. Segundo Othelino, o que ficou claro é que Carlos Brandão caiu por terra com aquela história de que é o grande agregador, pois ficou evidente um governador frágil, que recebeu a resposta silenciosa desses deputados.

Para Othelino, ficou claro para o Maranhão que essa relação entre o Executivo e os deputados é artificial e de uma via só, onde o Poder Executivo pensa que manda e, quando não sai a coisa do jeito que querem, resolvem aplicar a punição. “Eu acordei hoje, escutando história de que um familiar, um parente próximo do governador disse: não tem jeito, agora a gente vai descobrir quem são os traidores. Traidores de quê? Aqui cada deputado tem direito de votar em quem quiser. Se tivesse humildade, sabe o que iriam fazer? Iriam fazer uma autocrítica; perceber onde estão errando; perceber que, se tiveram essa resposta, é porque não estão tratando bem os deputados que aprovam tudo que o governo manda para esta Casa. Mas é um governo arrogante”, afirmou o deputado.

Othelino Neto registrou a conduta do deputado Arnaldo Melo, durante a eleição da Mesa Diretora, pelo seu equilíbrio e cuidado. Mas notificou também o constrangimento de não ter tido acesso ao presidente da Sessão Preparatória, quando foi interrompida por quase 2 horas e não pelos 15 minutos regimentais determinados. “Mas quero mesmo fazer uma reflexão, para que possamos entender que nós demos um recado para o Maranhão. Ontem, eu recebi centenas de mensagens, e os senhores receberam também”, frisou.

Na tribuna, Othelino criticou o diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, irmão do governador, que esteve na reunião, realizada na Presidência, no intervalo entre os turnos da eleição, segundo o parlamentar, constrangendo deputados.

Para Othelino, “ninguém pode chegar para um deputado estadual, pegar pelo braço, apontar um dedo e dizer: “tu estás traindo”, porque um parlamentar não trai quando vota. “Todo o mundo tem o direito de votar em quem quiser”, reforçou.

Othelino Neto disse que continuará fazendo o seu trabalho de oposição de forma respeitosa e com a coragem que todo parlamentar deve ter. “O que se sabe hoje é que o governo do Maranhão não está bem com o povo; não está bem com a política e com mais ninguém, a não ser com o núcleo familiar e mais uns poucos que estão ali ajudando a destruir o legado que Flávio Dino deixou como governador do Maranhão”, comentou.

Mais notícias

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira

‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida

Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…