25 de novembro de 2024

‘Pautas Femininas’ destaca ações da Secti para o desenvolvimento de jovens maranhenses

Entre os temas abordados, a democratização do acesso à tecnologia e a popularização da ciência por meio de políticas públicas governamentais

‘Pautas Femininas’ destaca ações da Secti para o desenvolvimento de jovens maranhenses

Em conversa com as radialista Josélia Fonseca e Régina Santana, Fabiana Moura destacou programas como o ‘Trilhas Inova’ e o 'Estações Tech'

Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta segunda-feira (25), conversou com a assessora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fabiana Moura, sobre o papel dessa pasta no Maranhão.

“A função da Secti é democratizar o acesso à tecnologia e popularizar a ciência por meio de políticas públicas. Nossa missão é garantir que projetos nessa área cheguem em todo o Estado, promovendo inclusão e desenvolvimento. Além disso, fomentar a pesquisa e fortalecer a cidadania digital e a educação profissional são também nossos maiores objetivos”, esclareceu Fabiana Moura.

Na entrevista comandada pelas radialistas Josélia Fonseca e Régina Santana, a assessora destacou o programa ‘Trilhas Inova’, destinado à qualificação de jovens a partir dos 16 anos, nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. “Esse projeto visa gerar um impacto social e econômico significativo na vida dos participantes, alinhando-se com as tendências e necessidades do mercado de trabalho”, enfatizou.

Fabiana Moura informou, também, que cada selecionado recebe bolsa de R$ 2.000,00 dividido em 4 meses. “É uma forma de incentivo e apoio no processo de aprendizagem. É mais um programa voltado para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses e que garante a inserção deles no mercado de trabalho”, reforçou.

Segundo ela, a maior parte dos programas da Secti são voltados para os jovens. “Eles são os protagonistas do futuro e a chave para impulsionar a inovação no Estado. Investir em ciência para essa faixa etária é uma determinação do governador Carlos Brandão”, acrescentou.

A assessora da Secti mencionou, ainda, outros programas, como o ‘Cidadão do Mundo’, que promove a integração dos jovens maranhenses em outras culturas, por meio de intercâmbios, além das ‘Estações Tech’, que são centros de capacitação em inovação tecnológica direcionados às comunidades.

Mais notícias

Maranhão no Campo aborda projeto “Sabores do Mará”

Programa recebeu o analista da Unidade de Mercado do Sebrae, Luís Ferreira

Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em homenagem aos 55 anos da Rádio Transmundial

Emissora de caráter cristão, a Rádio Transmundial, que tem sede em São Paulo, possui 55 filiadas em todo…

Davi Brandão destaca o trabalho e a liderança do governador Carlos Brandão, durante sessão na Assembleia Legislativa

Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou que a liderança de Carlos Brandão permanece firme no Maranhão, independentemente de…

‘Em Discussão’ aborda as ações da Fundação Escola de Governo do Maranhão

A presidente da Fundação EGMA, Leuzinete Pereira, informou, no programa, que na segunda-feira,11, será lançado o edital da…

Preparatório on-line e gratuito para o Paes/Uema e Enem 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’

Disponibilizadas pelo Governo do Estado, por meio da Plataforma Gonçalves Dias, aulas serão retomadas na segunda-feira,11, às 19h,…

Campanha Agosto Dourado é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O incentivo às mães para amamentarem os filhos e à doação do leite para alimentação de outras crianças…

Deputado Aluízio Santos é homenageado com título de Cidadão Vargem-Grandense

O parlamentar agradeceu a honraria e comentou sobre o orgulho de tornar-se o mais novo cidadão vargem-grandense

Helena Duailibe celebra o Dia Nacional da Saúde e destaca avanços na área

A parlamentar ressaltou que a data vai além de um marco no calendário, sendo um convite à reflexão…