26 de novembro de 2024
Diretoria de Saúde da Alema promove palestra no encerramento do Novembro Azul
Médico urologista Rafael Campos ministrou a palestra e reforçou a importância da prevenção e da conscientização sobre a saúde do homem
Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viegas
Na manhã desta terça-feira (26), a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa promoveu, uma palestra de conscientização a respeito do câncer de próstata. A ação marcou o encerramento da programação da campanha Novembro Azul.
Durante a palestra, o médico urologista Rafael Campos reforçou a importância da prevenção e da conscientização. “O novembro azul já faz parte do calendário, assim como o Natal e o Carnaval. É o mês de alerta para a atenção integral à saúde do homem”, destacou o médico.
O especialista abordou as principais estratégias de profilaxia para a saúde masculina, como a prevenção e o tratamento de doenças prevalentes, incluindo o câncer de próstata. Ele também alertou para fatores que contribuem para a menor expectativa de vida entre homens.
“Ainda existe muito tabu, embora tenhamos avançado desde o início da campanha. Muitos homens evitam buscar atendimento médico por preconceito ou por questões relacionadas à rotina de trabalho”, afirmou.
A diretora do Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema, Ana Lúcia Ferreira Rocha, reforçou o impacto positivo da campanha dentro do ambiente de trabalho. “Hoje é o dia D do Novembro Azul, e estamos muito entusiasmados com essa ação. Contar com o Dr. Rafael é uma honra, pois ele traz informações essenciais aos servidores e seus dependentes”, destacou.
Ana Lúcia Ferreira Rocha também enfatizou a importância de disseminar as informações, convidando mulheres a levarem as mensagens aos seus familiares.
Além de encerrar a campanha, o evento também marcou a conclusão do calendário anual de palestras, promovidas pelo Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional.
Mais notícias
‘Contraplano’ debate direitos da pessoa idosa e alerta para golpes e violência
Entrevistados foram o delegado Antônio Sobrinho e o promotor Alenilton Santos
Carlos Lula denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa
Deputado denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa
Junior Cascaria destaca agenda com o governador Carlos Brandão em Açailândia
Parlamentar afirmou que foi uma semana de muito trabalho e avaliou como extremamente produtiva a série de compromissos…
Projeto Horta Escolar como Meio de Promoção da Educação é destaque no ‘Sustentabilidade na Prática’
Por meio de atividades práticas, os professores da rede estadual Raimundo Barata e Elivonete Vilhena transformam os estudantes…
‘Café com Notícias’: Procon-MA atua para coibir aumento abusivo de tarifas por aplicativos de transportes
Prática estaria ocorrendo principalmente durante greve dos rodoviários em São Luís e o órgão já ingressou com Ação…
Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros
O militar detalhou o planejamento e a execução das medidas adotadas pelo sistema de segurança para o Carnaval…
‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres
Defensora Cristiane Marques foi a convidada do programa
Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’
Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…