27 de novembro de 2024
Ana do Gás denuncia violência de gênero em ADIN do Solidariedade contra reeleição de Iracema Vale
A deputada afirmou que a peça jurídica apresenta um arrazoado que é claramente discriminatório e cogita estabelecer um critério somente para favorecer os homens

Assecom/ Dep. Ana do Gás
A deputada Ana do Gás (PCdoB) denunciou, na sessão desta quarta-feira (27), a violência de gênero expressa na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) movida pelo partido Solidariedade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a reeleição, pelo critério de idade, da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), após dois empates por 21 a 21 na votação.
“Na referida ação, se sai do critério mais justo, o critério de idade, para querer fixar um critério que diferencia os homens e desempataria a disputa, qual seja o de quem tem mais mandatos. Querer se manter no poder se utilizando do critério de quem detém mais mandatos cria uma verdadeira discriminação de gênero, ferindo de morte a igualdade constitucional entre homens e mulheres, além da igualdade entre os parlamentares”, afirmou, indignada, a parlamentar.
Ana do Gás destacou o fato de a ADIN, protocolada e distribuída na segunda-feira (25), por sorteio, ser relatada pela ministra Cármen Lúcia no STF. “O que me alivia é saber que é a ministra Cármen Lúcia, a única mulher da Corte Suprema, vai relatar essa ADIN. Cármen Lúcia simboliza a luta das mulheres brasileiras por mais espaço de poder. Seguiremos firmes e de cabeça erguida porque essa luta não é só da deputada Iracema Vale, mas de todas nós, mulheres. Essa luta é por todas as mulheres”, reforçou.
Segundo a deputada, a peça jurídica do Solidariedade apresenta um arrazoado que é claramente e absurdamente discriminatório e que se constitui em violência de gênero. Para Ana do Gás, a referida ADIN cogita estabelecer um critério somente para tentar favorecer os homens, sendo “um verdadeiro golpe à democracia parlamentar”, o que considerou repugnante.
“Na atual quadra da história, quando se busca avançar na luta em defesa dos direitos das mulheres, não podemos ficar caladas diante de tamanho absurdo proposto por essa ADIN. O fundamento dessa ação jurídica é mero inconformismo da chapa derrotada nas eleições para a Mesa Diretora da Assembleia. E seu conteúdo é repugnante sob todos os aspectos”, concluiu.
Mais notícias
“O trabalho continua com responsabilidade e foco nas necessidades dos nossos municípios”, disse Hemetério Weba
O parlamentar retornou às sessões legislativas no Parlamento Estadual após período de licença médica
Eric Costa destaca empenho de Carlos Brandão para realizar obras em todas as regiões do Estado
Parlamentar citou pedidos seus formulados em Requerimentos e Indicações na Assembleia Legislativa que foram ou estão sendo atendidos…
Presidente da SOS Vida defende massificação da educação para o trânsito nas escolas
Entrevistado foi Lourival Cunha, que falou sobre o Maio Amarelo e ação educativa em faixa de pedestre
Cláudia Coutinho parabeniza governador por entrega do Complexo Regulador Estadual
Complexo conta com um ambiente humanizado e tem compromisso renovado com a vida e a dignidade de cada…
Cerimônia aclama nova presidente da UNIPAV
Evento foi realizado nesta quinta-feira (22), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão
Alema realiza evento voltado à prevenção da pressão arterial
Ação foi realizada no hall de entrada do Plenarinho, com a adesão de servidores e público externo
Programa ‘Café com Notícias’ fala sobre a programação da Semana do Contribuinte em São Luís
Delegacia da Receita Federal está prestando diversos serviços aos cidadãos no Shopping Rio Anil, nesta semana, em comemoração…
‘Diário da Manhã’ destaca a terceira edição do programa “Mãe, vem pro parque”, do Governo do Estado
Evento ocorrerá no dia 31 deste mês, no Parque Rangedor, com a prestação de diversos serviços e atrações…