04 de dezembro de 2024

‘Saúde e Bem-Estar’ – Ortopedista Vinícius Menescal esclarece sobre joanetes

Médico especialista em cirurgia do pé e tornozelo falou sobre origem e tratamento da patologia muito comum

‘Saúde e Bem-Estar’ – Ortopedista Vinícius Menescal esclarece sobre joanetes

Médico ortopedista Vinícius Menescal conversou com a radialista Leda Lima

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96,7 FM), nesta quarta-feira (4), entrevistou o médico ortopedista Vinícius Menescal, especialista em cirurgia do pé e tornozelo. Na conversa com a radialista e apresentadora Leda Lima, ele falou, entre outros temas, sobre o tratamento da patologia conhecida por joanete.

Inicialmente, ele esclareceu que a joanete é uma patologia muito comum no mundo feminino e o primeiro fator que explica sua origem é de procedência hereditária.

“Quando a mãe e avó têm, é muito provável que você também desenvolva. É um fator genético. Você já nasce com essa predisposição de desenvolver a joanete. Mas, existem fatores que vão variar de acordo com o que fazemos ao longo da vida como, por exemplo, meninas que usam sapatos muito apertados e altos desde crianças ou bailarinas”, esclareceu.

Tratamento

Vinícius Menescal esclareceu que a joanete é um conjunto de deformidades dos ossos e tendões do pé e a pessoa que desenvolve essa patologia deve buscar tratamento adequado, sendo uma das primeiras medidas modificar o tipo de calçados utilizados.

“Recomenda-se utilizar calçados com a parte da frente aberta ou mais largos. Pode até ser fechado, desde que seja um pouquinho mais largo”, disse. O médico informou que existem, hoje, métodos de tratamento por fisioterapia, terapia por ondas de choques e lazer de lata intensidade.

O ortopedista advertiu que se for uma joanete muito dolorosa e no estágio de moderado para grave, infelizmente, o tratamento recomendado é fazer uma cirurgia.

“Existem graus e tipos de deformidades diferentes dos ossos. Pode ser um joanete muito leve, mas muito dolorosa. Então, esse paciente também precisa de tratamento cirúrgico”, acrescentou.

Mitos

O especialista esclareceu que não é verdade que as joanetes sempre voltam, ou seja, que não adianta fazer tratamento.

“Antigamente, quando as cirurgias consistiam só em raspagem, as joanetes tendiam a voltar. Hoje, com os métodos minimamente invasivos, que consistem em se fazer pequenos furinhos, nós reposicionamos esse osso. Depois colocamos uns parafusinhos por dentro do osso, que não ficam aparecendo. Com essa técnica, sem cortes, essa joanete não volta. O paciente tende a ter uma recuperação muito melhor e já pode andar no mesmo dia que opera”, explicou.

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…