05 de dezembro de 2024

Aprovado PL que torna obrigatórios pontos de coleta seletiva de produtos eletroeletrônicos

A proposição visa estimular a logística reversa para o recolhimento de produtos por parte dos produtores ou distribuidores junto aos clientes

Aprovado PL que torna obrigatórios pontos de coleta seletiva de produtos eletroeletrônicos

Deputado Cláudio Cunha é autor do PL que dispõe sobre procedimentos para a coleta e destinação adequadas do "lixo tecnológico", no Maranhão

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quinta-feira (05), o projeto de lei nº 257/2023, de autoria do deputado Cláudio Cunha (PL), que dispõe sobre normas e procedimentos para a coleta seletiva, gerenciamento e destinação final do “lixo tecnológico”, no estado do Maranhão. Segundo a matéria, fica instituída a obrigatoriedade de pontos de coleta seletiva para produtos e componentes eletroeletrônicos em todos os estabelecimentos que comercializam, representam ou fabricam os referidos produtos, no Maranhão.

Encaminhada à sanção governamental, a proposição também torna obrigatório que as empresas fabricantes desses equipamentos garantam a logística reversa, que visa à devolução e ao recolhimento de produtos por parte dos produtores ou distribuidores junto aos clientes, de forma a dar um destino correto aos resíduos sólidos gerados após o consumo dos produtos. O objetivo é reaproveitar os resíduos ou destiná-los de forma ambientalmente adequada, como o encaminhamento para ponto de transbordo, segregação e sua destinação final.

Reciclagem

O PLO estabelece que os fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos terão 12 meses para se adequar à legislação e devem garantir a reciclagem de, no mínimo, meio quilo kg per capita/ano, até 2025, devendo aumentar gradativamente o quantitativo para 2 kg per capita/ano, até 2050.

O parlamentar justifica a proposição destacando que, no mundo, são geradas 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico. No Brasil, são abandonadas cerca de 96,8 mil toneladas, sendo esse volume inferior ao da China, com 300 mil toneladas.

“No Brasil, a questão da destinação de eletroeletrônicos começou a ser discutida recentemente. Em 5 de agosto de 2010, foi promulgada a Lei nº 12.305/2010 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos. E São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a aprovar um projeto de lei regulamentando a matéria. A Universidade de São Paulo (USP) está implantando o primeiro centro público de reciclagem de lixo eletrônico, que deve entrar em funcionamento em agosto”, ressaltou o autor da proposição, na justificativa da matéria.

Mais notícias

Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano

Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…

Diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema faz balanço positivo das ações em 2025

Gestora destacou os números alcançados este ano e o trabalho desenvolvido pelo setor para prestar um atendimento de…

‘Café com Notícias’ – Fernando de Carvalho fala sobre o Natal na Catedral e outros espetáculos de final de ano

As apresentações de Fernando de Carvalho já viraram tradição natalina em São Luís e contribuem para cultivar e…

‘Pautas Femininas’ destaca produção do Complexo de Comunicação em 2025

Diretora-adjunta Glaucione Pedrozo foi entrevistada pelo programa e falou sobre o trabalho focado na comunicação pública

Revista Maranhão debate Linguagem Simples na Comunicação Pública 

Juiz explicou sobre a importância do uso da linguagem simples para o repasse de informações claras aos cidadãos

ELEMA realiza primeiro curso de Garçom e Serviços de Copa visando à excelência no atendimento 

Os próprios garçons do Cerimonial da Assembleia são o público-alvo da capacitação, pois atuam diretamente em eventos oficiais…

‘Café com Notícias’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres

Trata-se de um conjunto de serviços públicos e organizações que oferecem acolhimento, orientação, apoio psicossocial, jurídico e de segurança…

Catulé Júnior prestigia final da 3ª Copa Tamarineirense e reforça apoio ao esporte em Caxias

No evento, que teve o apoio do parlamentar, Catulé Júnior destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social