06 de dezembro de 2024

‘Diário da Manhã’ aborda Semana Acadêmica e Olímpiadas Universitárias da UEMA

Professora Ilka Serra fez um balanço do trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual do Maranhão ao longo dos 44 anos de existência, destacando a expansão das ações

‘Diário da Manhã’ aborda Semana Acadêmica e Olímpiadas Universitárias da UEMA

Professora Ilka Serra, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Diário da Manhã’ entrevistou, nesta sexta-feira (6), a professora Ilka Serra, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Entre outros temas, ela conversou com o jornalista e apresentador Ronald Segundo sobre as Olímpiadas Universitárias e a Semana Acadêmica. A atração tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.

Inicialmente, a professora fez um balanço do trabalho desenvolvido pela UEMA no Maranhão ao longo dos 44 anos de existência, destacando a expansão das ações da instituição de ensino.

“Contamos com mais de 25 mil alunos. Estamos fortalecendo a nossa descentralização, trabalhando com os polos. Temos 20 campi instalados, sendo São Luís o maior.  Atuamos em 70 municípios. Temos uma crescente de cursos, seja presencial ou a distância. Desenvolvemos um programa voltado para cursos tecnólogos, que atende a demanda do mercado de trabalho. Atendemos aos povos quilombolas e indígenas. Buscamos fortalecer a nossa descentralização”, destacou.

Diferencial

Ilka Serra ressaltou que a UEMA tem um diferencial enquanto instituição de ensino superior., que é o de não aderir ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), e de ser uma universidade diversa, que atende a públicos diferenciados.

“Temos um vestibular próprio e, no último que realizamos, contamos com mais 50 mil inscritos. Dos nossos alunos, 90% são maranhenses, sendo 70% oriundos de escolas públicas. Além do Maranhão, atendemos a outros estados também. Atendemos ao Estado do Maranhão com foco na agenda que o Governo nos apresenta. Temos um programa de formação de professores que tem mais de 30 anos”, afirmou.

Semana Acadêmica

A pró-reitora disse que a Semana Acadêmica teve a participação de mais de 7 mil alunos e que foi um sucesso.

“Este ano o diferencial foi trabalharmos com a regionalização e a descentralização desse evento, envolvendo os campi de São Luís, Caxias e Balsas. Desenvolvemos uma programação intensa com mais de 70 atividades sendo realizadas simultaneamente. Trabalhamos com temas como inteligência artificial (IA), que, hoje, é um dos mais caros a ser trabalhado nas universidades. O evento foi um sucesso porque os alunos, professores e gestores fizeram com que ela acontecesse. Parabenizo a todos que deram sua contribuição para tornar esse evento exitoso”, afirmou.

Olimpíadas Universitárias

Ilka Serra esclareceu, ainda, a importância de se realizar a primeira edição das Olimpíadas Universitárias.

“Hoje temos uma demanda muito grande de alunos sofrendo por vários problemas de saúde mental, o que é muito crescente. Por isso, decidimos investir no esporte e na cultura na perspectiva do aluno se ver fora da pressão de sala de aula e da pesquisa. É nesse contexto que realizamos as Olímpiadas Universitárias, que envolvem alunos de todos os campi, e é a culminância de nossa Semana Acadêmica”, concluiu.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Catulé Júnior leva saúde ocular a Matões e beneficia mais de 500 pessoas

Ação garantiu consultas oftalmológicas gratuitas, além de triagem para cirurgias de catarata e pterígio

‘Pautas Femininas’ destaca prevenção ao câncer de mama e nova regra para acesso à mamografia

Câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo

‘Revista Maranhão’ debate os riscos do excesso de suplementação

Programa desta segunda-feira (29) recebeu o nutricionista Daniel Amaral que trouxe esclarecimentos sobre o assunto

Deputada Dra. Helena Duailibe participa das festividades em honra a São José de Ribamar

Ao lado do governador Carlos Brandão e de outras autoridades, a parlamentar participou de missa, da procissão e…

Osmar Filho viabiliza atendimentos de saúde em São Bento e cumpre agenda em Viana e Cajari

Com a agenda deste domingo, o deputado estadual reforça seu compromisso com ações sociais e apoio a eventos…

‘Diário da Manhã’ – Ricardo Baldez esclarece dúvidas sobre compras na internet

Especialista do Procon-MA falou sobre prazos de entrega e, também, tirou dúvidas de ouvinte sobre garantia estendida

‘Café com Notícias’ aborda prevenção do câncer de próstata e envelhecimento masculino saudável

Urologista José Ribamar Calixto foi entrevistado do programa nesta segunda-feira, na TV Assembleia

Mutirão “Cuidar dos Olhos”, promovido pelo deputado Catulé Júnior, atende mais de 1.500 pessoas em Caxias

Durante a ação de saúde ocular, realizada em parceria com o Governo do Estado, foram feitas consultas e…