11 de dezembro de 2024
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda Síndrome da Dezembrite com a psicóloga Marina Coelho
Ela esclareceu que ainda não é um transtorno constante na Classificação Internacional de Doenças (CID), mas é reconhecido por pesquisas científicas
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
O programa ‘Saúde e Bem Estar’, da Rádio Assembleia (96,7 FM), abordou, nesta quarta-feira (11), a questão da Síndrome da Dezembrite, com a psicóloga Marina Coelho Durans, da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa.
Em conversa com as radialistas e apresentadoras Marina Sousa e Leda Lima, a psicóloga esclareceu que a Síndrome da Dezembrite ainda não é um transtorno constante na Classificação Internacional de Doenças (CID), mas é reconhecido por pesquisas científicas.
“A Síndrome de Dezembrite consiste na existência de uma sintomatologia, mas não, necessariamente, um transtorno. Nesta época do ano, há dados de pesquisa que demostram um aumento do estresse nas pessoas na ordem de 75%. O Centro de Valorização da Vida (CVV) comprova um aumento do grau de depressão nas pessoas neste período. É um conjunto de sintomas tipo, ansiedade, angustia, depressão, enfim, sintomas negativos e o sentimento de culpa”, explicou.
Prevenção
Marina Coelho explicou que a forma de prevenir a Síndrome da Dezembrite é a pessoa lembrar que é só uma e que tem limitações e precisa saber dizer não.
“Nesta época, as demandas de toda ordem crescem e as pessoas querem dar conta e não conseguem. Nesse momento, o mais importante é você ter em mente que, de fato, não vai conseguir fazer tudo. Esse sentimento de se sentir sobrecarregado e um pouco para baixo é normal porque são muitas coisas acontecendo e a gente tem nosso limite. Busque fazer aquilo que acha ser o melhor dentro das suas possibilidades”, assinalou.
Advertência
Por fim, a psicóloga orientou que a forma de superação da Síndrome da Dezembrite é procurar fazer o melhor e o possível dentro dos limites de cada um.
“O aspecto emocional que se expressa em sentimentos de tristeza, melancolia, angústia e ansiedade, neste período, devem ser encarados como normal, mas dentro de um certo limite. É importante a gente fazer esse momento de se perdoar e entender que não podemos dar conta de tudo. Todos temos limitações e também potencialidades. Compreender isso é muito importante para superar a Síndrome da Dezembrite”, advertiu.
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…
Diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema faz balanço positivo das ações em 2025
Gestora destacou os números alcançados este ano e o trabalho desenvolvido pelo setor para prestar um atendimento de…
‘Café com Notícias’ – Fernando de Carvalho fala sobre o Natal na Catedral e outros espetáculos de final de ano
As apresentações de Fernando de Carvalho já viraram tradição natalina em São Luís e contribuem para cultivar e…