11 de dezembro de 2024

‘Toda Mulher’ – Luzenice Macedo trata sobre liderança feminina no terceiro setor

Consultora geral da Assembleia, também é fundadora do Instituto Maranhão Sustentável e cogestora da Casa D’Arte

‘Toda Mulher’ – Luzenice Macedo trata sobre liderança feminina no terceiro setor

Luzenice Macedo foi entrevistada pela jornalista Márcia Carvalho, no ‘Toda Mulher’

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista à entrevista na íntegra

Liderança feminina no terceiro setor foi o assunto debatido no programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (11), na TV Assembleia. A convidada foi a consultora geral da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), bióloga Luzenice Macedo, também fundadora do Instituto Maranhão Sustentável e cogestora da Casa D’Arte.

“Eu tenho esse lugar de fala. Já trabalho com organização social há 13, 14 anos, e esse lugar de tecer cuidados, cooperação, escuta, é muito ocupado pelas mulheres. E acho que os números refletem isso”, afirmou.

Luzenice Macedo afirmou que não gosta muito do conceito de disputa de espaço porque defende a colaboração entre homens e mulheres. “Em regra, a gente precisa cooperar. Precisa aprender, por exemplo, que as dificuldades de base comunitária são superadas basicamente com cooperação”, citando doações de tempo, que é o bem mais precioso das pessoas.

Ela falou sobre ser a primeira mulher consultora geral da Assembleia, durante o mandato da primeira presidente do Parlamento em 189 anos de história. “Quando ela construiu esse posicionamento nos espaços de liderança ela observou, naturalmente, essas questões. A consultoria é um órgão técnico multidisciplinar”, ressaltou.

Ela também falou sobre o trabalho do Instituto Maranhão Sustentável, que é o responsável pelo Comitê de Cultura do Maranhão, iniciativa do governo federal que apoia a atuação em rede de entidades. Nesse caso, o foco do trabalho é na área cultural na região de Codó, Nunes Freire e Grande Ilha de São Luís, totalizando 22 municípios. “A gente compõe essa rede para capacitar esses entes a captar mais recursos, a registrarem melhor suas memórias, aperfeiçoarem seus processos de cooperação, instituindo parcerias mais formais”, observou.

Apresentado pela jornalista Márcia Carvalho, o programa ‘Toda Mulher’ é exibido todas as quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Carlos Lula denuncia abandono da saúde pública e cobra coerência do governo

Carlos Lula ressaltou que a situação na área da saúde é crítica

CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual

Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo

Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município

Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas

Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA

Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes

Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador 

Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto

Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda

O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia

Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros

Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números