21 de dezembro de 2024
Projeto ‘Voa Maracanã’ é destaque no programa ‘Maranhão no Campo’
Iniciativa da Vale e implementado pelo Instituto Formação, o projeto beneficia famílias da zona rural de São Luís

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado
O programa ‘Maranhão no Campo’ deste sábado (21) abordou o projeto ‘Voa Maracanã’, que, entre outras ações, capacita produtores rurais para aprimorar a produção de farinha de mandioca na zona rural de São Luís. Para falar sobre a iniciativa, o apresentador Mário Porto conversou com a presidente do Instituto Formação, Regina Cabral.
Ela explicou que o projeto tem vários parceiros e é implementado pelo Instituto Formação. “É uma iniciativa da Vale, que decidiu investir em várias famílias para combater a pobreza dimensional e, a partir desse conceito, investir em um conjunto de ações que visam melhorar a vida de famílias desse território, no caso, da comunidade Maracanã”, explicou.
O projeto ‘Voa Maracanã’ atua com famílias de diversas comunidades no território, trabalhando a formação multicultural. “Nessas dimensões da pobreza no sentido multidimensional, não é só a pobreza em relação à questão da renda, mas também na dimensão social e política”, disse a entrevistada.
A partir desse mapeamento, explicou Regina Cabral, se constrói uma linha de base e se organiza um plano de acompanhamento dessas pessoas junto às famílias. A faixa de renda para entrar no projeto é definida pela linha de pobreza apontada pelo IBGE.
A presidente do Instituto Formação destacou ainda que o projeto atua em três eixos: acompanhamento multidimensional, agricultura familiar e fortalecimento da cultura local. No eixo da agricultura familiar, o projeto tem como parceiro a Embrapa. No Maracanã, já foram implantadas Unidades de Referência Tecnológica, uma das tecnologias sociais implementadas pela Embrapa disseminada entre agricultores familiares em todo o Brasil.
Entre as ações desenvolvidas no Maracanã está o desenvolvimento e melhoramento da produção de farinha no Maranhão. “Um dos produtos mais importantes na alimentação dos maranhenses é a farinha. E uma das oficinas do projeto é voltada para o melhoramento deste produto, trabalhando também transferência de tecnologias. É um processo contínuo de capacitação das famílias e dos agricultores do território do Maracanã para cada vez mais aprimorarem e ampliarem suas evoluções”, observou Regina Cabral.
O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município
Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…