21 de dezembro de 2024
Projeto ‘Voa Maracanã’ é destaque no programa ‘Maranhão no Campo’
Iniciativa da Vale e implementado pelo Instituto Formação, o projeto beneficia famílias da zona rural de São Luís

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado
O programa ‘Maranhão no Campo’ deste sábado (21) abordou o projeto ‘Voa Maracanã’, que, entre outras ações, capacita produtores rurais para aprimorar a produção de farinha de mandioca na zona rural de São Luís. Para falar sobre a iniciativa, o apresentador Mário Porto conversou com a presidente do Instituto Formação, Regina Cabral.
Ela explicou que o projeto tem vários parceiros e é implementado pelo Instituto Formação. “É uma iniciativa da Vale, que decidiu investir em várias famílias para combater a pobreza dimensional e, a partir desse conceito, investir em um conjunto de ações que visam melhorar a vida de famílias desse território, no caso, da comunidade Maracanã”, explicou.
O projeto ‘Voa Maracanã’ atua com famílias de diversas comunidades no território, trabalhando a formação multicultural. “Nessas dimensões da pobreza no sentido multidimensional, não é só a pobreza em relação à questão da renda, mas também na dimensão social e política”, disse a entrevistada.
A partir desse mapeamento, explicou Regina Cabral, se constrói uma linha de base e se organiza um plano de acompanhamento dessas pessoas junto às famílias. A faixa de renda para entrar no projeto é definida pela linha de pobreza apontada pelo IBGE.
A presidente do Instituto Formação destacou ainda que o projeto atua em três eixos: acompanhamento multidimensional, agricultura familiar e fortalecimento da cultura local. No eixo da agricultura familiar, o projeto tem como parceiro a Embrapa. No Maracanã, já foram implantadas Unidades de Referência Tecnológica, uma das tecnologias sociais implementadas pela Embrapa disseminada entre agricultores familiares em todo o Brasil.
Entre as ações desenvolvidas no Maracanã está o desenvolvimento e melhoramento da produção de farinha no Maranhão. “Um dos produtos mais importantes na alimentação dos maranhenses é a farinha. E uma das oficinas do projeto é voltada para o melhoramento deste produto, trabalhando também transferência de tecnologias. É um processo contínuo de capacitação das famílias e dos agricultores do território do Maracanã para cada vez mais aprimorarem e ampliarem suas evoluções”, observou Regina Cabral.
O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
Assembleia faz um minuto de silêncio em memória do Monsenhor Mário Racca
Vigário Emérito de Carurapera, Monsenhor Mário Racca deixa um legado marcado por uma trajetória de fé, dedicação e…
‘Saúde e Bem-estar’ debate causas e consequências do transtorno de humor
Programa dessa quarta-feira, na Rádio Assembleia, recebeu o psiquiatra Gustavo Nunes, que falou sobre o assunto
Helena Duailibe destaca ações do governo na saúde e defende ampliação da doação de órgãos
Deputada estadual foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira, na Rádio Assembleia
Setembro Verde é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira
Convidada foi a presidente da Associação Maranhense de Síndrome de Down, Ladyane Barros
Escola do Legislativo promove curso sobre Inteligência Artificial aplicada ao Parlamento Estadual
Capacitação, que segue até o dia 12, das 8h às 12h, busca ampliar o uso estratégico da IA…
CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear
De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores
Assembleia faz um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da Câmara de São Mateus
Gilvan Moreno faleceu no último domingo (7), gerando comoção na cidade e em toda a região
Junior Cascaria celebra 413 anos de São Luís e elogia avanços do governo Brandão
Deutado destacou as entregas realizadas pelo governador Carlos Brandão no aniversário da cidade