21 de dezembro de 2024
Projeto ‘Voa Maracanã’ é destaque no programa ‘Maranhão no Campo’
Iniciativa da Vale e implementado pelo Instituto Formação, o projeto beneficia famílias da zona rural de São Luís
Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado
O programa ‘Maranhão no Campo’ deste sábado (21) abordou o projeto ‘Voa Maracanã’, que, entre outras ações, capacita produtores rurais para aprimorar a produção de farinha de mandioca na zona rural de São Luís. Para falar sobre a iniciativa, o apresentador Mário Porto conversou com a presidente do Instituto Formação, Regina Cabral.
Ela explicou que o projeto tem vários parceiros e é implementado pelo Instituto Formação. “É uma iniciativa da Vale, que decidiu investir em várias famílias para combater a pobreza dimensional e, a partir desse conceito, investir em um conjunto de ações que visam melhorar a vida de famílias desse território, no caso, da comunidade Maracanã”, explicou.
O projeto ‘Voa Maracanã’ atua com famílias de diversas comunidades no território, trabalhando a formação multicultural. “Nessas dimensões da pobreza no sentido multidimensional, não é só a pobreza em relação à questão da renda, mas também na dimensão social e política”, disse a entrevistada.
A partir desse mapeamento, explicou Regina Cabral, se constrói uma linha de base e se organiza um plano de acompanhamento dessas pessoas junto às famílias. A faixa de renda para entrar no projeto é definida pela linha de pobreza apontada pelo IBGE.
A presidente do Instituto Formação destacou ainda que o projeto atua em três eixos: acompanhamento multidimensional, agricultura familiar e fortalecimento da cultura local. No eixo da agricultura familiar, o projeto tem como parceiro a Embrapa. No Maracanã, já foram implantadas Unidades de Referência Tecnológica, uma das tecnologias sociais implementadas pela Embrapa disseminada entre agricultores familiares em todo o Brasil.
Entre as ações desenvolvidas no Maracanã está o desenvolvimento e melhoramento da produção de farinha no Maranhão. “Um dos produtos mais importantes na alimentação dos maranhenses é a farinha. E uma das oficinas do projeto é voltada para o melhoramento deste produto, trabalhando também transferência de tecnologias. É um processo contínuo de capacitação das famílias e dos agricultores do território do Maracanã para cada vez mais aprimorarem e ampliarem suas evoluções”, observou Regina Cabral.
O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
‘Contraplano’ debate direitos da pessoa idosa e alerta para golpes e violência
Entrevistados foram o delegado Antônio Sobrinho e o promotor Alenilton Santos
Carlos Lula denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa
Deputado denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa
Junior Cascaria destaca agenda com o governador Carlos Brandão em Açailândia
Parlamentar afirmou que foi uma semana de muito trabalho e avaliou como extremamente produtiva a série de compromissos…
Projeto Horta Escolar como Meio de Promoção da Educação é destaque no ‘Sustentabilidade na Prática’
Por meio de atividades práticas, os professores da rede estadual Raimundo Barata e Elivonete Vilhena transformam os estudantes…
‘Café com Notícias’: Procon-MA atua para coibir aumento abusivo de tarifas por aplicativos de transportes
Prática estaria ocorrendo principalmente durante greve dos rodoviários em São Luís e o órgão já ingressou com Ação…
Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros
O militar detalhou o planejamento e a execução das medidas adotadas pelo sistema de segurança para o Carnaval…
‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres
Defensora Cristiane Marques foi a convidada do programa
Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’
Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…