20 de dezembro de 2024

Aprovado PL de Fabiana Vilar que propõe “Selo Amarelo” a empresas que apoiem mulheres com endometriose

Segundo o PL, as empresas precisam atender a critérios específicos, como promover ações educativas sobre a doença e oferecer condições de trabalho

Aprovado PL de Fabiana Vilar que propõe “Selo Amarelo” a empresas que apoiem mulheres com endometriose

Fabiana Vilar disse que o PL visa conscientizar sobre a gravidade da endometriose e também incentivar a inclusão e o respeito aos direitos das mulheres

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Fabiana Vilar (PL), que institui o “Selo Amarelo da Luta contra a Endometriose”. A proposta visa reconhecer e incentivar empresas públicas e privadas que adotem práticas inclusivas e de suporte profissional para mulheres com endometriose severa ou incapacitante.

Segundo o texto do projeto, para receber o selo, as empresas precisam atender a critérios específicos, como reservar vagas para mulheres diagnosticadas com endometriose, promover ações educativas sobre a doença e oferecer condições de trabalho adaptadas, incluindo horários especiais e possibilidade de redução da jornada.

A endometriose, que atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, é uma doença que provoca fortes dores e pode afetar significativamente a qualidade de vida. Além disso, muitas pacientes enfrentam desafios extras no ambiente de trabalho devido à falta de compreensão e apoio das empresas.

“Com este projeto, queremos não apenas conscientizar sobre a gravidade da endometriose, mas também incentivar uma cultura de inclusão e respeito aos direitos das mulheres que sofrem com essa doença”, disse Fabiana Vilar.

Mais notícias

Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’

Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…

Procon-MA alerta, no ‘Diário da Manhã’, para práticas abusivas em contratos

Consumidor deve ler o contrato com atenção e as cláusulas abusivas têm que estar em negrito e claras;…

Júnior Cascaria acompanha entrega de novas obras pelo Governo em Açailândia

Parlamentar também realizou a entrega de cestas básicas para famílias da comunidade Vila Nova República, em São Luís

Copa Davi Brandão de Futebol fortalece o esporte no interior do Maranhão

Competição, realizada pelo deputado Davi Brandão, valorizou atletas locais e reafirmou seu compromisso do parlamentar com o esporte…

Deputado Adelmo Soares realiza mutirão de catarata e pterígio em Caxias

Ação foi realizada na Macrorregional de Caxias e atende pacientes de diversos municípios do Leste Maranhense

‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural

Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto

Catulé Júnior pede sindicância para investigar denúncias em hospital de Caxias

Parlamentar relatou casos de assédio moral, maus-tratos e aparelhamento político