23 de dezembro de 2024
‘Sustentabilidade na Prática’ – Presidente aborda trabalho da ONG Libertas
Convidado foi o ambientalista Marco Aurélio, presidente da ONG e coordenador de educação ambiental do Fórum Estadual de Educação Ambiental

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96.7) vinculada à Rádio Senado, entrevistou, nesta segunda-feira (23), o educador ambiental, presidente da Organização Não Governamental (ONG) Libertas, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil e membro do Fórum Estadual de Educação Ambiental, Marco Aurélio. Em conversa com a apresentadora e radialista Marina Sousa, ele abordou, dentre outros assuntos, educação ambiental e práticas sustentáveis.
Marco Aurélio esclareceu que a educação ambiental é um processo de aprendizagem que visa conscientizar as pessoas para terem responsabilidade com a preservação do meio ambiente.
“As mudanças climáticas chegaram e a gente precisa, mais que nunca, trabalhar a educação ambiental formal e não formal como manda a Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental nas comunidades, nas escolas e, principalmente, nas empresas que são os grandes geradores”, destacou.
ONG Libertas
Marco Aurélio disse que a ONG Libertas foi fundada em 2006, em São Luís, e visa trabalhar a educação ambiental por meio do projeto que desenvolve chamado “Plantando Sementes”.
“Esse projeto visa a destinação dos resíduos domésticos gerados pela atividade humana, reflorestamento e gincanas ecológicas, ou seja, várias abordagens de conscientização e sensibilização. Hoje, não adianta só falar em prática ambiental, é preciso agir e ter, de fato, uma prática ambiental”, ressaltou.
Desmatamento
O ambientalista enfatizou que, infelizmente, o desmatamento ainda é uma prática crescente e que precisa se trabalhar projetos de criação de viveiros de todo tipo de planta, principalmente as medicinais.
“Temos pesquisas que comprovam a existência, em São José de Ribamar, de mais de 400 espécies de plantas medicinais. No entanto, com a exploração imobiliária dessa área, estamos perdendo essas plantas. Por isso, estamos planejando um viveiro para essas áreas, assim como também nas áreas quilombolas que vem sendo muito agredidas”, defendeu.
Terceiro Setor
Entendemos que o chamado terceiro setor, do qual a ONG Libertas faz parte, precisa agir em parceria com os demais setores da sociedade, para avançarmos nas práticas de preservação ambiental.
“Estamos planejando um trabalho em parceria com o Instituto de Educação do Maranhão (IEMA) visando visitar as áreas quilombolas para fazer a educação ambiental da preservação. Essa é nossa pegada, trabalhar a educação ambiental tanto formal quanto não formal. Essa ação conjunta de comunidade e academia tem trazido muito bons resultados, como a compostagem com a qual trabalhamos”, revelou.
Lixo Orgânico
Por fim, Marco Aurélio advertiu para a necessidade urgente de educar a população em relação principalmente ao desperdício alimentar ou descarte.
“Está comprovado que 50% dos resíduos são lixo orgânico. O que falta no prato de uns sobra no de outros. É preciso ter responsabilidade com o descarte correto. Para tanto, precisamos educar ou reeducar o nosso povo”, advertiu.
Mais notícias
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira
‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida
Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…
‘Diário da Manhã’ – Coordenadora do Sine aborda políticas para geração de emprego e renda
Carla Alcântara Siqueira destacou a inauguração da Casa do Trabalhador do Maranhão, na região do Anjo da Guarda,…