25 de dezembro de 2024

‘Diário da Manhã’ – Psicóloga Sanna Brandes fala sobre saúde mental e comportamento

Especialista abordou, entre outros assuntos, a questão dos cuidados com a saúde mental e também tratamentos em caso de problemas

‘Diário da Manhã’ – Psicóloga Sanna Brandes fala sobre saúde mental e comportamento

Psicóloga Sanna Brandes conversou com o radialista  Henrique Pereira

Agência Assembleia/ Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

O programa ’Diário da Manhã’, com transmissão ao viva e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, entrevistou, nesta quarta-feira (25), Dia de Natal, com a psicóloga Sanna Brandes, especialista em saúde mental e análise de comportamento aplicado. Na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, ela abordou, dentre outros assuntos, a questão dos cuidados com a saúde mental.
Sanna Brandes disse que a saúde mental é o carro chefe da vida de qualquer pessoa e alertou sobre os cuidados que devemos ter para mantê-la em dia.

“A questão da saúde mental, hoje, perpassa por todos os anos da vida do ser humano. A saúde mental é o carro chefe da vida de qualquer pessoa. Saúde mental significa estar bem consigo mesmo e lidar com seus conteúdos. A saúde mental é um conjunto de todas as esferas de nossas vidas. A saúde mental perpassa o físico, que é somente um complemento da saúde mental”, esclareceu.

Terapia
Em relação à terapia, ela explicou se tratar de um processo de autoconhecimento e de organização para a vida das pessoas.

“A saúde mental precisa, hoje, ser detalhada e cuidada todos os dias. Hoje, a saúde mental ficou mais vulnerável por conta de que as pessoas passaram a viver uma vida de ilusões, de redes sociais, uma vida de ter que dar satisfação para o outro. Quando ela se preocupa só em dar satisfação para o outro, ela esquece de si. E esquece o principal que é cuidar de si”, enfatizou.

Resistência
Sobre a recusa das pessoas com sintomas de transtorno mental em aceitarem um tratamento, a psicóloga explicou que isso se deve ao imediatismo, a baixa tolerância e a fuga da solução do problema.

“Resolver um problema, geralmente, leva um certo tempo. E as pessoas querem uma solução imediata. Buscar subsídios mais rápido é melhor para eles. Por isso que não resolvem o problema. Quem está com depressão e com ansiedade, ou seja, com qualquer transtorno mental, prefere fugir da resolutividade do problema dele”, analisou.

Fatores
Por fim, Sanna Brades disse que a infância pode ser um dos fatores que podem levar a desenvolver transtornos mentais.

“A infância é um terreno que a gente nunca deixa de pisar. A infância é o nosso primeiro mundo, onde a gente aprende, faz trocas, escola e se visualiza para dar os primeiros passos. O núcleo familiar é o nosso primeiro universo. Tudo que vivenciamos nessa fase, obviamente, que vai interferir em nossa vida progressiva”, analisou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia

Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…

Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações

Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município

Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras

Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…

Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar

Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas

Alema faz minuto de silêncio em memória do advogado Dimas Salustiano da Silva

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso; falecimento ocorreu no domingo

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato dentro de proposta do novo Ensino Médio 

Estudantes percorreram os principais setores da Alema, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Deputada…

Márcia Carvalho destaca a obra “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”

Autora contou, em entrevistas, que livro resgata a memória e o protagonismo feminino na política maranhense; lançamento será nesta quarta (5)

‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção

Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por…