25 de dezembro de 2024

‘Toda Mulher’ recebe primeira indígena com deficiência visual a obter título de doutora na UFMA

Zeneide Cordeiro falou, entre outros temas, sobre sua trajetória de vida, acadêmica e profissional

‘Toda Mulher’ recebe primeira indígena com deficiência visual a obter título de doutora na UFMA

Zeneide Cordeiro, que é doutora em Ciências Sociais, com a jornalista Márcia Carvalho

Agência Assembleia

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Toda Mulher’ exibido nesta quarta-feira (25), na TV Assembleia, recebeu Zeneide Cordeiro, que é doutora em Ciências Sociais, mestra em Políticas Públicas e graduada em Educação Artística Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela é a primeira mulher indígena e com deficiência visual a obter estes títulos naquela instituição de ensino superior.

Zeneide Cordeiro alcançou esse feito inédito ao concluir uma pesquisa sobre os Awá da Mata, indígenas conhecidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) como Awá-Guajá isolados.

Durante a entrevista, a doutora falou sobre temas como sua trajetória pessoal e profissional, as dificuldades de mulheres e pessoas com deficiência em ingressar e se manter no mercado de trabalho, bem como as desigualdades salariais entre homens e mulheres.

Zeneide Cordeiro abordou ainda sobre o que representa suas conquistas, especialmente para as mulheres deficientes. “Ao mesmo tempo que estou cheia de orgulho e de gratidão pelos apoios recebidos para que a minha pesquisa fosse inovadora, com um olhar de dentro, ao mesmo tempo, deixa a refletir porque, pela primeira vez, uma pessoa com deficiência, adquire o título de doutora na Universidade Federal do Maranhão”, pontuou Zeneide Cordeiro, que que iniciou sua trajetória acadêmica em 2008 no curso de Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas.

Entre as várias iniciativas que liderou, destaca-se a oficina ‘Visão Cega’ e a criação do método de audiodescrição criativa, voltado à acessibilidade comunicacional e atitudinal.

Apresentado pela jornalista Márcia Carvalho, o programa ‘Toda Mulher’ é exibido todas as quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…