25 de dezembro de 2024

‘Toda Mulher’ recebe primeira indígena com deficiência visual a obter título de doutora na UFMA

Zeneide Cordeiro falou, entre outros temas, sobre sua trajetória de vida, acadêmica e profissional

‘Toda Mulher’ recebe primeira indígena com deficiência visual a obter título de doutora na UFMA

Zeneide Cordeiro, que é doutora em Ciências Sociais, com a jornalista Márcia Carvalho

Agência Assembleia

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Toda Mulher’ exibido nesta quarta-feira (25), na TV Assembleia, recebeu Zeneide Cordeiro, que é doutora em Ciências Sociais, mestra em Políticas Públicas e graduada em Educação Artística Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela é a primeira mulher indígena e com deficiência visual a obter estes títulos naquela instituição de ensino superior.

Zeneide Cordeiro alcançou esse feito inédito ao concluir uma pesquisa sobre os Awá da Mata, indígenas conhecidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) como Awá-Guajá isolados.

Durante a entrevista, a doutora falou sobre temas como sua trajetória pessoal e profissional, as dificuldades de mulheres e pessoas com deficiência em ingressar e se manter no mercado de trabalho, bem como as desigualdades salariais entre homens e mulheres.

Zeneide Cordeiro abordou ainda sobre o que representa suas conquistas, especialmente para as mulheres deficientes. “Ao mesmo tempo que estou cheia de orgulho e de gratidão pelos apoios recebidos para que a minha pesquisa fosse inovadora, com um olhar de dentro, ao mesmo tempo, deixa a refletir porque, pela primeira vez, uma pessoa com deficiência, adquire o título de doutora na Universidade Federal do Maranhão”, pontuou Zeneide Cordeiro, que que iniciou sua trajetória acadêmica em 2008 no curso de Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas.

Entre as várias iniciativas que liderou, destaca-se a oficina ‘Visão Cega’ e a criação do método de audiodescrição criativa, voltado à acessibilidade comunicacional e atitudinal.

Apresentado pela jornalista Márcia Carvalho, o programa ‘Toda Mulher’ é exibido todas as quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ detalha ações de saúde do Governo durante o Carnaval na Litorânea

Foram montados hospitais de campanha estrategicamente localizados na avenida, com equipes reforçadas, medicamentos e ambulâncias para casos de…

‘Café com Notícias’ destaca a importância do diagnóstico precoce no combate ao Alzheimer

O neurologista Luciano Lobão fez, no programa, essenciais esclarecimentos sobre essa doença neurodegenerativa, fatores de risco, prevenção e…

Catulé Júnior participa das comemorações pelos 64 anos de Aldeias Altas

Presença do parlamentar nas comemorações reforçou sua atuação em favor de Aldeias Altas ao longo dos últimos anos

Programa ‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu

Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís

Projeto fortalece políticas públicas nas áreas de saúde e valorização profissional

Matérias tratam da criação do Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), da instituição do Dia…

Deputada Janaína mostra preocupação com situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes

No discurso, a parlamentar deu exemplos de tragédias envolvendo crianças e cobrou providência das autoridades competentes

Aprovada MP que beneficia turismo maranhense

MP institui incentivo fiscal a contribuintes do ICMS que apoiarem financeiramente projetos turísticos aprovados pela Secretaria de Estado…

Mical Damasceno apresenta projeto que propõe destinação de recursos a eventos sociais e comunitários

Agência Assembleia A deputada Mical Damasceno (PSD) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), um projeto de lei…