27 de dezembro de 2024
‘Diário da Manhã’ – Coordenadora fala sobre produção de documentários na TV Assembleia
Jornalista Márcia Carvalho, que é coordenadora do Núcleo de Documentário da emissora, foi entrevistada no programa

Agencia Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
O programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, entrevistou, nesta sexta-feira (27), a coordenadora do Núcleo de Documentário da TV Assembleia, jornalista Márcia Carvalho. Na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, ela falou do trabalho realizado na produção de documentários sobre fatos relevantes do cotidiano e personagens da história do Maranhão.
Incialmente, Márcia Carvalho esclareceu que produzir documentário é uma maneira de se contar uma história de forma aprofundada e que exige muita pesquisa.
“Tem muitos fatos e personagens históricos que não se conhece plenamente. É preciso muita pesquisa para se aprofundar na narrativa do fato a ser documentado. Produzir documentários é desafiador. O documentário gera muito impacto porque é a memória e a identidade do nosso povo. É um recorte da nossa história. Um novo olhar da história”, ressaltou.
Equipe
Márcia Carvalho disse que a produção de documentários é um trabalho feito em equipe com muito compromisso e esmero por todos os profissionais de comunicação que integram a TV Assembleia.
“O tema do documentário é discutido, minuciosamente, em sucessivas reuniões com toda a equipe de jornalismo. E a pesquisa é um instrumento essencial na produção. Procuramos pensar em cada detalhe, desde a produção até a edição. Inclusive, de forma moderada, temos feito uso de inteligência artificial para algumas situações desafiadores que enfrentamos ao longo do trabalho”, destacou.
A coordenadora revelou que, para 2025, já está em produção um documentário sobre os 190 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão, a ser comemorado em 16 de fevereiro.
“Estamos com a ideia desafiadora de contar os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a ser comemorado em fevereiro do próximo ano. É, praticamente, a partir da Proclamação da Independência do Brasil. É uma história muito bonita porque é conhecer, em profundidade, todas as fases marcantes do processo histórico brasileiro”, finalizou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Arnaldo Melo defende obra na MA-372 e atesta que oposição faz crítica vazia ao tentar diminuir impactos das ações do governo
Parlamentar ressaltou a importância e a necessidade da estrada entre os municípios de Mirador e São Domingos do…
Famílias maranhenses poderão receber até R$ 300 com novas ações do programa ‘Maranhão Livre da Fome’
Programa de iniciativa do governo estadual é voltado ao combate à pobreza e à insegurança alimentar
Aprovado projeto que altera lei que reestrutura o Programa Maranhão Solidário
Alterações visam conferir equidade nas responsabilidades das Secretarias de Políticas para as Comunidades e de Representação Social
Junior Cascaria solicita perfuração de poços artesianos para Pedreiras
Propostas foram encaminhadas ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Estado de Governo, Márcio Machado
‘Toda Mulher’ – Empreendedorismo feminino é destaque com história da proprietária da Cervejaria Dona
Tânia Miyake compartilhou sua trajetória no universo da cerveja artesanal e destacou a importância da rede de apoio…
Assembleia presta homenagem póstuma a José Arteiro da Silva
Ex-presidente e presidente de honra da Fecomércio morreu na terça-feira (16), aos 86 anos
Assembleia aprova MP que incentiva produção agrícola no Maranhão
MP trata da criação do programa 'Tempo de Semear'
‘Saúde e Bem-Estar’ reforça a importância de hábitos equilibrados para um emagrecimento saudável
A endocrinologista Natália Rocha enfatizou, no programa, que o emagrecimento saudável não é só a perda de peso,…