30 de dezembro de 2024
Comandante do BBMar afirma que drones ajudam no monitoramento das praias da capital para reduzir afogamentos
Segundo ele, a ação pioneira no país tem contribuído para um melhor acompanhamento dos banhistas na orla de São Luís

Agência Assembleia
O comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos de São Luís (BBMar), major Jonatan Coutinho, afirmou, durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (30), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, sobre os perigos nas praias de São Luís e destacou que o uso de drones, de forma pioneira, ajudam no monitoramento à fiscalização para reduzir afogamentos na orla da capital.
“Dezembro, por ser mês de férias, aumenta bastante o fluxo de pessoas nas praias, principalmente crianças e adolescentes. Aumentamos também o nosso contingente, inclusive nos dias de semana. Nós fazemos abordagens quando vemos que alguma pessoa está em lugar inapropriado e usamos também drones para melhor monitoramento, o que é uma novidade e tem ajudado a salvar vidas por cobrir uma extensão maior da praia, além de emitir alerta sonoro com rapidez”, disse o comandante, destacando ainda o pioneirismo da ação, no Brasil.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o comandante fez diversos alertas para os responsáveis de crianças e adolescentes em praias da capital e, ainda, em relação a acidentes relatados após o contato com as toxinas liberadas por caravelas, conhecidas como águas-vivas.
De acordo com o major, devido ao seu formato parecido com uma bexiga e pela sua cor, a maioria das vítimas são crianças, atraídas pelo seu aspecto. Ele ressalta ainda que as caravelas podem liberar as toxinas nocivas mesmo estando mortas.
“Informem-se com os bombeiro sobre as condições da água e se há presença de águas-vivas. Não toquem nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia. Em caso de queimaduras, use a própria água do mar, vinagre ou soro fisiológico gelado para limpar o local. Também é importante evitar entrar no mar sozinho ou à noite”, alertou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
‘Mais Saúde’ – Pneumologista destaca sintomas de alerta em caso de doenças respiratórias
Médico falou sobre as enfermidades mais comuns, os riscos trazidos pelas mudanças climáticas, a importância da vacinação e…
Em Urbano Santos, Iracema Vale participa da entrega de cartões do programa ‘Maranhão Livre da Fome’
A iniciativa beneficiou 800 mil famílias no município, num investimento de R$ 250 mil, contribuindo ainda com a…
‘Maranhão no Campo’ destaca papel da neurociência e inteligência artificial em projetos de inovação no estado
Programa recebeu, neste sábado, o professor doutor Othon Bastos Filho, do Instituto Pedagógico de Educação e Gestão
Maranhão avança com nova ‘Rota do Queijo’ e conquista prêmios importantes no cenário nacional
Com sabores peculiares, o produto vem colocando o estado em uma posição privilegiada na produção de queijos artesanais…
Com articulação de Ricardo Arruda, obras do Aeroporto Regional de Grajaú são iniciadas
Parlamentar vinha se empenhando para que o projeto se tornasse realidade, desde que apresentou a Indicação ao governo,…
Movimentações recordes de cargas no Porto do Itaqui são destaque no ‘Diário da Manhã’
Só no primeiro semestre deste ano, o terminal maranhense movimentou 17,2 milhões de toneladas de cargas, segundo o…
‘Café com Notícias’ aborda a atuação da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão
A diretora Susan Lucena informou, no programa, que, além do acolhimento, alojamento, apoio, defesa dos direitos e assistência…
‘Toda Mulher’ aborda avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos do neurodesenvolvimento
Programa recebeu a neuropsicóloga Rossana Queiroz, que falou sobre a importância da avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos…