30 de dezembro de 2024

Comandante do BBMar afirma que drones ajudam no monitoramento das praias da capital para reduzir afogamentos

Segundo ele, a ação pioneira no país tem contribuído para um melhor acompanhamento dos banhistas na orla de São Luís

Comandante do BBMar afirma que drones ajudam no monitoramento das praias da capital para reduzir afogamentos

Jornalista Ronald Segundo entrevista o major Jonatan Coutinho, comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos de São Luís, no programa Diário da Manhã

Agência Assembleia 

O comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos de São Luís (BBMar), major Jonatan Coutinho, afirmou, durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (30), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, sobre os perigos nas praias de São Luís e destacou que o uso de drones, de forma pioneira, ajudam no monitoramento à fiscalização para reduzir afogamentos na orla da capital. 

“Dezembro, por ser mês de férias, aumenta bastante o fluxo de pessoas nas praias, principalmente crianças e adolescentes. Aumentamos também o nosso contingente, inclusive nos dias de semana. Nós fazemos abordagens quando vemos que alguma pessoa está em lugar inapropriado e usamos também drones para melhor monitoramento, o que é uma novidade e tem ajudado a salvar vidas por cobrir uma extensão maior da praia, além de emitir alerta sonoro com rapidez”, disse o comandante, destacando ainda o pioneirismo da ação, no Brasil.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o comandante fez diversos alertas para os responsáveis de crianças e adolescentes em praias da capital e, ainda, em relação a acidentes relatados após o contato com as toxinas liberadas por caravelas, conhecidas como águas-vivas.

De acordo com o major, devido ao seu formato parecido com uma bexiga e pela sua cor, a maioria das vítimas são crianças, atraídas pelo seu aspecto. Ele ressalta ainda que as caravelas podem liberar as toxinas nocivas mesmo estando mortas.

“Informem-se com os bombeiro sobre as condições da água e se há presença de águas-vivas. Não toquem nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia. Em caso de queimaduras, use a própria água do mar, vinagre ou soro fisiológico gelado para limpar o local. Também é importante evitar entrar no mar sozinho ou à noite”, alertou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Catulé Júnior anuncia retomada das obras de recuperação da rodovia MA-034

Deputado ressaltou que continuará acompanhando de perto a execução da obra

Assembleia faz um minuto de silêncio em memória do Monsenhor Mário Racca

Vigário Emérito de Carurapera, Monsenhor Mário Racca deixa um legado marcado por uma trajetória de fé, dedicação e…

‘Saúde e Bem-estar’ debate causas e consequências do transtorno de humor

Programa dessa quarta-feira, na Rádio Assembleia, recebeu o psiquiatra Gustavo Nunes, que falou sobre o assunto

Helena Duailibe destaca ações do governo na saúde e defende ampliação da doação de órgãos

Deputada estadual foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira, na Rádio Assembleia

Setembro Verde é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

Convidada foi a presidente da Associação Maranhense de Síndrome de Down, Ladyane Barros

Escola do Legislativo promove curso sobre Inteligência Artificial aplicada ao Parlamento Estadual

Capacitação, que segue até o dia 12, das 8h às 12h, busca ampliar o uso estratégico da IA…

CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear

De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores

Assembleia faz um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da Câmara de São Mateus

Gilvan Moreno faleceu no último domingo (7), gerando comoção na cidade e em toda a região