30 de dezembro de 2024

‘Pautas Femininas’ destaca trabalho da Secretaria de Estado da Mulher

Programa abordou as ações da pasta durante o ano de 2024 e as perspectivas de novas iniciativas voltadas à área no ano que vem

‘Pautas Femininas’ destaca trabalho da Secretaria de Estado da Mulher

Radialista Régina Santana conversa com a secretária de Estado da Mulher, Antonieta Lago, no programa’ Pautas Femininas’

Agência Assembleia

A secretária de Estado da Mulher, Antonieta Lago, foi a entrevistada desta segunda-feira (30), do programa Pautas Femininas, que vai ao ar semanalmente pela Rádio Assembleia. Na conversa com a apresentadora Régina Santana, a secretária fez um balanço das ações da pasta, bem como sobre o planejamento para o ano de 2025.

Antonieta Lago, que era secretária adjunta, assumiu recentemente o cargo de secretária de Estado da Mulher, após o retorno da deputada Abigail Cunha (PL) à Assembleia Legislativa.

A nova titular da pasta ressaltou que o trabalho na secretaria continua, com o comprometimento com as mulheres do Maranhão. Ela destacou as caravanas realizadas em todo o estado, como ‘Maranhão Empreendedora’ e ‘Maranhão lodos Por Elas’ , que tiveram como foco a autonomia financeira das mulheres, bem como o enfrentamento à violência doméstica e familiar e ainda a articulação com a rede estadual de proteção feminina

“Estas são ações que a deputada Abigail deixa na secretaria e nossa missão é dar continuidade a este trabalho, seguindo o plano estadual de políticas públicas voltado para as mulheres”, destacou Antonieta Lago.

Entre os assuntos abordados pela secretária, está a carreta da mulher, que leva serviços de saúde e informação aos municípios do Maranhão durante todo o ano. Segundo Antonieta Lago, somente em 2024, foram atendidas mais de 30 mil mulheres.

“Vale ressaltar que a Secretaria de Estado da Mulher tem uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, na qual nos fazemos presentes nas carretas com o objetivo de atrair as mulheres que, enquanto aguardam atendimento, recebem orientações quanto ao enfrentamento da violência doméstica, entregando material, falando sobre a rede de proteção para elas e identificando casos” , disse Antonieta Lago.

A gestora falou ainda dos programas de proteção às mulheres, parcerias e rede de apoio da secretaria, formação de lideranças nas comunidades, entre outros assuntos. Para 2025, Antonieta Lago destacou a continuidade das ações já desenvolvidas pela pasta, entre as quais a de combate ao abuso e violência contra mulheres no Carnaval, com a campanha ‘Não é Não’, entre outras iniciativas.

Mais notícias

Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino

Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…

Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias

O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…

‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal

Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…

‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses

A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…

Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino

O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…

Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina

A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…

Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses

A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…

Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano

Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…