06 de janeiro de 2025

Psicóloga discute estratégias de saúde mental e planejamento pessoal no início de um novo ano

Karlene Fonseca afirmou que estabelecer metas realistas é fundamental para evitar frustrações e enfatizou a importância de reservar momentos para o autocuidado

Psicóloga discute estratégias de saúde mental e planejamento pessoal no início de um novo ano

Radialista Régina Santana conversa com a psicóloga Karlene Fonseca, em entrevista ao programa 'Pautas Femininas', na Rádio Assembleia

Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta segunda-feira (06), recebeu a psicóloga Karlene Fonseca para discutir estratégias de saúde mental e planejamento pessoal no início de um novo ano. A especialista trouxe reflexões sobre como manter a sanidade mental diante das pressões e expectativas comuns ao período.

Na conversa com a jornalista Régina Santana, a psicóloga afirmou que estabelecer metas realistas é fundamental para evitar frustrações. “Muitas vezes, as pessoas entram no ano novo com uma lista extensa de objetivos, o que acaba causando ansiedade e desânimo. O ideal é começar com metas possíveis e significativas, que estejam alinhadas com os valores de cada um”.

O desejo de mudança, tão comum no início do ano, foi um dos pontos destacados por Karlene Fonseca. “Essa sensação de renovação é natural, já que muitas pessoas enxergam como uma oportunidade de recomeço. É uma época importante para as pessoas que estão vivendo uma vida que não querem, uma vez que o ano novo dá um oxigênio para mudar”, destacou.

Além disso, Karlene Fonseca enfatizou a importância de reservar momentos para o autocuidado e o descanso, mesmo em meio à rotina agitada. “A busca pelo equilíbrio emocional deve ser contínua e não limitada ao início do ano. Cuidar da saúde mental é um processo, não um evento pontual. Pequenas práticas diárias podem fazer uma grande diferença”.

A psicóloga também ressaltou a importância de buscar apoio psicológico. “Muitas vezes, as pessoas tentam lidar sozinhas com desafios emocionais complexos, o que pode agravar quadros de ansiedade, estresse ou depressão. A terapia é um espaço de acolhimento e autoconhecimento, na qual desenvolvemos estratégias para enfrentar as dificuldades do dia a dia”, explicou.

O programa também abordou como a autocompaixão pode ajudar a lidar com cobranças externas e internas, especialmente no ambiente de trabalho e nas relações familiares. Para Karlene Fonseca, a prática de ser mais gentil consigo mesmo é um passo importante para construir uma vida mais saudável e satisfatória.

Mais notícias

Helena Duailibe participa da inauguração do CAPS AD III no João Paulo

Parlamentar destacou a importância do novo equipamento de saúde para a região

“Papo Cidadão” aborda programa trabalho jovem e campanha de doação de sangue

Entrevistados foram o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, e a assistente social do setor…

‘Diário da Manhã’ destaca sucesso dos programas ‘Mais Renda’ e ‘Minha Renda’ no Carnaval 2026

Beneficiários dos programas, desenvolvidos pelo Governo do Estado, tiveram ampla oportunidade para comercializar seus produtos em circuitos carnavalescos,…

Gestora do Unicef detalha, no ‘Café com Notícias’ projeto de redução da evasão escolar  

Por meio de ações estruturantes, desenvolvidas com apoio de parceiros, o Fundo busca motivar jovens a estudarem e…

Deputado Adelmo Soares fortalece retiros religiosos com a entrega de 300 cestas básicas

Ação do Programa Mesa Compartilhada beneficiou 20 igrejas dos municípios de Caxias, Aldeias Altas e São João do…

Osmar Filho intensifica agenda no Carnaval entre São Luís e interior do Maranhão

Deputado destacou o impacto econômico da folia, participou de celebrações em Matinha e Cajari e reforçou apoio à…

Catulé Júnior reúne milhares de foliões em Caxias com o bloco “Tá chegando a hora!”

Centro Histórico da cidade foi tomado por uma verdadeira multidão que atendeu ao convite do parlamentar

Socorro Araújo destaca, no ‘Diário da Manhã’, o crescimento do turismo no Maranhão

Investimentos do Governo do Estado em festas, como o Carnaval e o São João, e em segurança, têm…