06 de janeiro de 2025
Psicóloga discute estratégias de saúde mental e planejamento pessoal no início de um novo ano
Karlene Fonseca afirmou que estabelecer metas realistas é fundamental para evitar frustrações e enfatizou a importância de reservar momentos para o autocuidado

Agência Assembleia
O programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta segunda-feira (06), recebeu a psicóloga Karlene Fonseca para discutir estratégias de saúde mental e planejamento pessoal no início de um novo ano. A especialista trouxe reflexões sobre como manter a sanidade mental diante das pressões e expectativas comuns ao período.
Na conversa com a jornalista Régina Santana, a psicóloga afirmou que estabelecer metas realistas é fundamental para evitar frustrações. “Muitas vezes, as pessoas entram no ano novo com uma lista extensa de objetivos, o que acaba causando ansiedade e desânimo. O ideal é começar com metas possíveis e significativas, que estejam alinhadas com os valores de cada um”.
O desejo de mudança, tão comum no início do ano, foi um dos pontos destacados por Karlene Fonseca. “Essa sensação de renovação é natural, já que muitas pessoas enxergam como uma oportunidade de recomeço. É uma época importante para as pessoas que estão vivendo uma vida que não querem, uma vez que o ano novo dá um oxigênio para mudar”, destacou.
Além disso, Karlene Fonseca enfatizou a importância de reservar momentos para o autocuidado e o descanso, mesmo em meio à rotina agitada. “A busca pelo equilíbrio emocional deve ser contínua e não limitada ao início do ano. Cuidar da saúde mental é um processo, não um evento pontual. Pequenas práticas diárias podem fazer uma grande diferença”.
A psicóloga também ressaltou a importância de buscar apoio psicológico. “Muitas vezes, as pessoas tentam lidar sozinhas com desafios emocionais complexos, o que pode agravar quadros de ansiedade, estresse ou depressão. A terapia é um espaço de acolhimento e autoconhecimento, na qual desenvolvemos estratégias para enfrentar as dificuldades do dia a dia”, explicou.
O programa também abordou como a autocompaixão pode ajudar a lidar com cobranças externas e internas, especialmente no ambiente de trabalho e nas relações familiares. Para Karlene Fonseca, a prática de ser mais gentil consigo mesmo é um passo importante para construir uma vida mais saudável e satisfatória.
Mais notícias
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense
O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…
Procon/MA informa, no ‘Diário da Manhã’, como é a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, informou que o documento já está sendo emitido nas…
Creche-Escola Sementinha inicia atividades do segundo semestre de 2025
As crianças retornaram, nesta segunda-feira (4), às salas de aula e foram recepcionadas com uma dinâmica de boas-vindas,…
Professor do IEMA fala, no ‘Café com Notícias’, sobre participação de alunos na Roboworld Cup FIRA 2025
Fábio Aurélio informou que estudantes da instituição participam da competição mundial internacional desde 2017 e sempre têm se…
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…