17 de janeiro de 2025

Historiadora aborda contexto histórico de fundação da Assembleia Legislativa do Maranhão

A pesquisadora Edyen1e Moraes citou fatos importantes da vida nacional e do Maranhão, que marcaram a política à época e a fundação da Alema

Historiadora aborda contexto histórico de fundação da Assembleia Legislativa do Maranhão

Professora Edyene Santos informou que nesses 190 anos de atividades, o Parlamento maranhense teve membros de reconhecida importância histórica

Agência Assembleia

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a historiadora Edyene Moraes Santos discorreu, nesta sexta-feira (17), sobre o contexto histórico de fundação da Assembleia Legislativa do Maranhão. Em conversa com o jornalista Ronald Segundo, a pesquisadora fez um relato sobre episódios que culminaram com a fundação da Alema em fevereiro de 1835.

Na entrevista, a historiadora citou fatos importantes da vida nacional e do Maranhão, que marcaram a política do País, a partir do Primeiro Império até chegar à noção de democracia que se tem hoje, cujo princípio fundamental é a ideia de que o poder emana do povo e em seu nome é exercido.

Ela frisou que um dos fatos mais longínquos, atrelados ao Parlamento estadual, reporta à primeira Constituição Brasileira, de 1824, outorgada por D. Pedro I, que criou os Conselhos Gerais das Províncias (nessa época ainda não havia estados e municípios).

“Essas estruturas não tinham poderes legislativos, mas a elas competia elaborar projetos de interesse específico da região, de acordo com o grau de urgência e necessidade. Apesar de a Carta Magna ter vigorado a partir de 1824, o Conselho Geral da Província só foi instalado no Maranhão em 1º de dezembro de 1829. Este Conselho teve seis anos de existência, encerrando suas atividades em 1835, para dar lugar à Assembleia Legislativa Provincial, que se estenderia até 1889. Com ela surgiram os deputados provinciais”, explicou a historiadora.

Congressos

Com o golpe que derrubou o regime imperial e instituiu a República, a partir de 1889, os conselhos provinciais passaram a denominar-se Congressos dos Estados.

“Nessa etapa da história cabe destacar que o Congresso do Maranhão, oriundo da República, chegou a eleger, de forma indireta, o primeiro governador do Estado, José Lourenço de Sá Albuquerque, que, meses depois, seria deposto numa manobra da oposição liderada pelo deputado Benedito Leite com o apoio do Exército”, assinalou a historiadora.

A partir daí, uma sequência de acontecimentos alterou a noção de identidade nacional. Golpes e revisões constitucionais deram a tônica do século XX, determinando uma série de fechamentos e reaberturas do Legislativo maranhense, sendo que o último grande abalo verificou-se com a deposição do presidente João Goulart, em 1964, o que repercutiu fortemente na Assembleia Legislativa do Maranhão, com a cassação de mandatos, prisões e ameaças de torturas.

A professora Edyene Santos frisou que nesses 190 anos de atividades, o Parlamento maranhense teve entre seus membros personagens históricos de reconhecida importância, como João Lisboa, Sotero dos Reis, Odorico Mendes, Benedito Leite, Genésio Rego, Tarquínio Lopes, Barbosa de Godois, Viveiros de Castro, Domingos Barbosa, Dunshee de Abranches, Viriato Corrêa, Lino Machado, Rosa Castro, Zuleide Bogéa, Fernando Viana, Orlando Leite e Erasmo Dias, dentre outros.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ debate os desafios no combate ao câncer de mama no Maranhão

A mastologista Lia Raquel Caldas explicou o papel da Mastologia, reforçou a importância de consultas regulares ao especialista…

‘Toda Mulher’ celebra a força feminina no Carnaval maranhense

Presidente do bloco tradicional Os Brasinhas, Silvana Fontenele, falou sobre gestão, memória cultural e os desafios de manter…

Ricardo Arruda destaca gestão de Carlos Brandão como a que mais trabalha por São Luís

O parlamentar afirmou que as grandes obras que hoje transformam a capital são resultado dos investimentos do Governo…

Antônio Pereira destaca avanços em conflitos fundiários e comenta greve dos rodoviários

O parlamentar salientou que, apesar do entendimento mantido em algumas áreas, ainda precisa avançar em outras localidades que…

Assembleia faz minuto de silêncio em memória do ex-vereador Walter França 

O ex-parlamentar faleceu na última segunda-feira (2), deixa um legado de dedicação à vida pública

Plenário aprova PL que garante prioridade no atendimento psicológico aos cuidadores de pessoas com deficiência

De autoria do deputado Wellington, objetivo do PL é garantir adequada assistência às pessoas que se dedicam ao…

Crescimento do turismo no Maranhão é destaque no ‘Café com Notícias’

Em 2025, o setor cresceu cerca de 40%, impulsionado pelos investimentos em grandes eventos, como Carnaval e São…