24 de janeiro de 2025
Selo MigraCidades e ações voltadas aos migrantes são destaque do ‘Café com Notícias’
O Maranhão foi um dos estados que obteve o reconhecimento em virtude das ações que visam ao acolhimento da população de migrantes

Agência Assembleia
O Maranhão foi um dos 10 estados brasileiros que recebeu o selo MigraCidades 2024. Trata-se de um reconhecimento em virtude das ações adotadas que visam ao acolhimento e inclusão de migrantes, refugiados e apátridas que vivem no estado. O programa “Café com Notícias” desta sexta-feira (24) trouxe mais detalhes sobre esse importante reconhecimento para o estado.
Na entrevista, Kelly Araújo, que atualmente responde pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), explicou que o selo MigraCidades trata-se de uma iniciativa da Plataforma “MigraCidades: aprimorando a governança migratória local no Brasil”, implementada em parceria entre a Agência da ONU para as Migrações (OIM), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
“O selo demarca o compromisso de governos estaduais e municipais com a governança migratória local. Conseguimos cumprir todos os requisitos necessários para proteção de migrantes no Maranhão. Foi uma conquista muito importante que reafirmou o compromisso do governo do estado com essa pauta”, disse Kelly Araújo.
Ela afirmou que, no estado, há mais de 400 venezuelanos na condição de migrantes, sendo que a maioria está localizada na Região Metropolitana de São Luís. “É justamente disso que trata a governança migratória: é compreender que o acesso à educação, saúde, trabalho são direitos fundamentais e que migrar é um direito humano, quando você sente que aquele seu lugar de origem já não mais consegue atender à sua demanda”, afirmou a gestora.
A secretária pontuou que, desde a chegada dos migrantes, o Governo do Estado acompanha o processo de regularização migratória para que essas pessoas tenham acesso aos documentos necessários para que eles possam ter os direitos assegurados, como o CadÚnico, bolsa família, aluguel social e refeições disponibilizadas pelos restaurantes populares. “A perspectiva é que tenhamos ações mais incisivas para o enfrentamento a qualquer tipo de trabalho escravo ou trabalho infantil das crianças que estão nos sinais”, completou Kelly Araújo.
Reconhecimento
A entrega do selo MigraCidades 2024 ao Maranhão aconteceu durante solenidade realizada no último dia 16. O objetivo do selo é apoiar os governos locais a aprimorar o acolhimento e integração das pessoas migrantes. As etapas do processo de certificação incluíram diagnóstico das políticas locais, definição e monitoramento de áreas consideradas prioritárias pelos governos para desenvolvimento de ações.
No Maranhão, a Sedihpop atua desde de 2019 no atendimento à população de migrantes, refugiados e apátridas, notadamente aos povos indígenas Warao, da Venezuela, e aos migrantes africanos.
Para isso, estabeleceu parcerias estratégicas voltadas à assistência social, além de promover ações e eventos que integraram essas comunidades ao tecido social maranhense. Além de assegurar o acesso a direitos básicos, as iniciativas buscam valorizar as subjetividades e as riquezas culturais desses grupos, reforçando a importância do respeito à diversidade e da construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
O programa ‘Café com Notícias’´, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no Youtube pelo link: Café com Notícias dá detalhes sobre o Selo Migra Cidades
Mais notícias
Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município
Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…