24 de janeiro de 2025

Selo MigraCidades e ações voltadas aos migrantes são destaque do ‘Café com Notícias’

O Maranhão foi um dos estados que obteve o reconhecimento em virtude das ações que visam ao acolhimento da população de migrantes

Selo MigraCidades e ações voltadas aos migrantes são destaque do ‘Café com Notícias’

Elda Borge conversa com Kelly Araújo, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, sobre a importância das ações destinadas aos migrantes

Agência Assembleia

O Maranhão foi um dos 10 estados brasileiros que recebeu o selo MigraCidades 2024. Trata-se de um reconhecimento em virtude das ações adotadas que visam ao acolhimento e inclusão de migrantes, refugiados e apátridas que vivem no estado. O programa “Café com Notícias” desta sexta-feira (24) trouxe mais detalhes sobre esse importante reconhecimento para o estado.

Na entrevista, Kelly Araújo, que atualmente responde pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), explicou que o selo MigraCidades trata-se de uma iniciativa da Plataforma “MigraCidades: aprimorando a governança migratória local no Brasil”, implementada em parceria entre a Agência da ONU para as Migrações (OIM), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

“O selo demarca o compromisso de governos estaduais e municipais com a governança migratória local. Conseguimos cumprir todos os requisitos necessários para proteção de migrantes no Maranhão. Foi uma conquista muito importante que reafirmou o compromisso do governo do estado com essa pauta”, disse Kelly Araújo.

Ela afirmou que, no estado, há mais de 400 venezuelanos na condição de migrantes, sendo que a maioria está localizada na Região Metropolitana de São Luís. “É justamente disso que trata a governança migratória: é compreender que o acesso à educação, saúde, trabalho são direitos fundamentais e que migrar é um direito humano, quando você sente que aquele seu lugar de origem já não mais consegue atender à sua demanda”, afirmou a gestora.

A secretária pontuou que, desde a chegada dos migrantes, o Governo do Estado acompanha o processo de regularização migratória para que essas pessoas tenham acesso aos documentos necessários para que eles possam ter os direitos assegurados, como o CadÚnico, bolsa família, aluguel social e refeições disponibilizadas pelos restaurantes populares. “A perspectiva é que tenhamos ações mais incisivas para o enfrentamento a qualquer tipo de trabalho escravo ou trabalho infantil das crianças que estão nos sinais”, completou Kelly Araújo.

Reconhecimento

A entrega do selo MigraCidades 2024 ao Maranhão aconteceu durante solenidade realizada no último dia 16. O objetivo do selo é apoiar os governos locais a aprimorar o acolhimento e integração das pessoas migrantes. As etapas do processo de certificação incluíram diagnóstico das políticas locais, definição e monitoramento de áreas consideradas prioritárias pelos governos para desenvolvimento de ações. 

No Maranhão, a Sedihpop atua desde de 2019 no atendimento à população de migrantes, refugiados e apátridas, notadamente aos povos indígenas Warao, da Venezuela, e aos migrantes africanos.

Para isso, estabeleceu parcerias estratégicas voltadas à assistência social, além de promover ações e eventos que integraram essas comunidades ao tecido social maranhense. Além de assegurar o acesso a direitos básicos, as iniciativas buscam valorizar as subjetividades e as riquezas culturais desses grupos, reforçando a importância do respeito à diversidade e da construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

O programa ‘Café com Notícias’´, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no Youtube pelo link: Café com Notícias dá detalhes sobre o Selo Migra Cidades

Mais notícias

Assembleia faz um minuto de silêncio em memória do Monsenhor Mário Racca

Vigário Emérito de Carurapera, Monsenhor Mário Racca deixa um legado marcado por uma trajetória de fé, dedicação e…

‘Saúde e Bem-estar’ debate causas e consequências do transtorno de humor

Programa dessa quarta-feira, na Rádio Assembleia, recebeu o psiquiatra Gustavo Nunes, que falou sobre o assunto

Helena Duailibe destaca ações do governo na saúde e defende ampliação da doação de órgãos

Deputada estadual foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira, na Rádio Assembleia

Setembro Verde é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

Convidada foi a presidente da Associação Maranhense de Síndrome de Down, Ladyane Barros

Escola do Legislativo promove curso sobre Inteligência Artificial aplicada ao Parlamento Estadual

Capacitação, que segue até o dia 12, das 8h às 12h, busca ampliar o uso estratégico da IA…

CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear

De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores

Assembleia faz um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da Câmara de São Mateus

Gilvan Moreno faleceu no último domingo (7), gerando comoção na cidade e em toda a região

Junior Cascaria celebra 413 anos de São Luís e elogia avanços do governo Brandão

Deutado destacou as entregas realizadas pelo governador Carlos Brandão no aniversário da cidade