08 de fevereiro de 2024

Sancionada lei de Júnior Cascaria que estabelece a Semana de Conscientização “Viver Sem Pânico”

Legislação busca conscientizar sobre a Síndrome do Pânico e inclui evento na segunda semana do mês de outubro, constando no calendário oficial do Estado do Maranhão

Sancionada lei de Júnior Cascaria que estabelece a Semana de Conscientização “Viver Sem Pânico”

Júnior Cascaria ressaltou que objetivo é divulgar locais de orientação e tratamento para pacientes com Síndrome do Pânico

Assecom/Dep. Júnior Cascaria

Foi sancionada pelo governador Carlos Brandão (PSB), a Lei n° 12.081, de autoria do deputado estadual Júnior Cascaria (Podemos). A norma institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Síndrome do Pânico, intitulada “Viver Sem Pânico”, e inclui a data anualmente na segunda semana do mês de outubro, constando no calendário oficial do Estado do Maranhão.

De acordo com Júnior Cascaria, a semana será organizada em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as atividades planejadas deverão incluir ciclos de palestras, sessões de diálogo, dinâmicas de grupo e painéis informativos.

Além disso, a iniciativa visa divulgar locais de orientação e tratamento para os pacientes, além de promover campanhas publicitárias por meio de diversos canais de comunicação. O parlamentar também enfatizou que a meta principal é incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento adequado da síndrome do pânico, enquanto se combate o estigma associado a esse transtorno. Tudo isso se dá dentro do contexto da rede de saúde estadual.

O deputado Júnior Cascaria destacou a importância da sanção da Lei e o fornecimento de informações abrangentes sobre a enfermidade mental. “O medo muitas vezes impede as pessoas de procurar ajuda profissional quando necessário. As doenças mentais têm sido consideradas um desafio marcante deste século, com destaque para a síndrome do pânico, cuja prevalência se intensificou no cenário pós-pandemia de Covid-19”, declarou.

“O conhecimento é uma ferramenta de empoderamento e o nosso objetivo é fornecer informações abrangentes sobre essa enfermidade para o maior número possível de maranhenses; isso permitirá uma melhor compreensão da doença e, consequentemente, facilitará novos diagnósticos e tratamentos eficazes para aqueles que sofrem desse transtorno. Agradeço ao nosso governador Carlos Brandão pela sanção desta Lei de grande importância para nossa sociedade”, concluiu o deputado Júnior Cascaria. 

Mais notícias

Fred Maia destaca investimentos e valorização dos professores em Pedreiras

Nova sede da Secretaria Municipal de Educação representa um avanço importante para o setor educacional do município

‘Contraplano’ debate desafios, atualizações e importância do Estatuto da Criança e do Adolescente

Nesta edição, o programa mostrou como o Estatuto da Criança e do Adolescente continua sendo um marco essencial…

Adelmo Soares destaca mutirão de serviços realizado em São João do Sóter

Deputado criou mutirão de facetas dentárias que superou as expectativas em termos de demanda

Deputado Osmar Filho acompanha entrega de benefícios e obras em Olinda Nova do Maranhão

Parlamentar destacou a importância do programa Maranhão Livre da Fome e elogiou o Governo por movimentar a economia…

Fred Maia anuncia audiência pública com Equatorial Energia para esclarecimentos sobre serviços prestados no interior

Deputado informou que a audiência foi marcada após diversas reclamações de gestores municipais sobre quedas constantes de energia,…

Florêncio Neto parabeniza Carlos Brandão por construção de acesso a praia em Cajapió

Praia de Itapéua está garantindo geração de emprego, renda e diversão às famílias do município

Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de servidores da Casa

homenagem foi prestada em memória dos servidores da Casa,  Péricles Melo Oliveira e José Maria Silva Cavaignac

Alema aprova criação da Política de Conscientização das Doenças Psíquicas

Política será implementada por meio de ações coordenadas entre órgãos públicos e segmentos da sociedade civil organizada