29 de janeiro de 2025

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda o Janeiro Roxo de conscientização sobre a hanseníase

Supervisora de Enfermagem do Hospital Aquiles Lisboa, Cinthya Agostino, alertou sobre a importância do diagnóstico precoce

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda o Janeiro Roxo de conscientização sobre a hanseníase

Cinthya Agostino, supervisora de Enfermagem do Hospital Aquiles Lisboa, com Leda Lima e Marina Sousa

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), conversou, nesta quarta-feira (29), com a supervisora de Enfermagem do Hospital Aquiles Lisboa, fisioterapeuta Cinthya Agostino. Ela abordou, dentre outros assuntos, sobre a campanha Janeiro Roxo, que é uma ação de conscientização sobre a hanseníase.

Cinthya Agostino esclareceu que a campanha Janeiro Roxo tem por objetivo combater o preconceito, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da hanseníase.

“As pessoas mais vulneráveis, ou seja, as de baixa renda são as mais acometidas pela hanseníase. Em 2023, tivemos 130 casos novos e, em 2024, 85 casos. E acontece, as recidivas, que são as pessoas que já fizeram tratamento e voltam a ter a doença. Geralmente, voltam devido as pessoas não seguirem o tratamento correto. Por isso, é muito importante que o paciente faça, siga, rigorosamente o atendimento e faça uso da medicação correta”, destacou.

Atendimento

A supervisora disse que o Hospital Aquiles Lisboa oferece o tratamento completo para o paciente diagnosticado com a hanseníase.

“Contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados como, por exemplo, psicólogo, terapeuta ocupacional, podóloga, etc. Contamos, inclusive, com o setor de calçados, para atender aqueles pacientes que tiveram alguma deformidade nos pés, por conta dessa enfermidade, e que precisam de um calçado apropriado. Nós fabricamos esse calçado. Damos um atendimento completo aos pacientes”, assinalou.

Cinthya Agostino esclareceu que os pacientes recebem o medicamento gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Aquiles Lisboa.

“Quando a pessoa é diagnosticada com a hanseníase, lá mesmo ela é medicada e, de imediato, inicia o tratamento e já recebe uma dose, que chamamos de “dose supervisionada”, e depois ele leva a cartelinha e fica tomando a medicação mensalmente. O tempo de tratamento varia de seis meses a um ano, de acordo com o diagnóstico que identifica o tipo de hanseníase que o paciente apresenta, com a realização do exame clínico e do teste de sensibilidade”, explicou.

Por fim, Cinthya Agostino aconselhou as pessoas que tenham suspeita de estar com a doença a procurarem uma unidade de saúde para fazer os exames.

“É muito importante a pessoa buscar o tratamento logo, não deixar para depois. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil o tratamento. A hanseníase tem tratamento e tem cura. Infelizmente, ainda existe muito preconceito em relação à hanseníase”, enfatizou.

O programa ‘Saúde e Bem-Estar’ tem apresentação das radialistas Leda Lima e Marina Sousa. É veiculado toda quarta-feira, às 11h, transmitido ao vivo pelo YouTube da Rádio Assembleia, e conta com a participação dos ouvintes por meio do Whatsapp (3269-3009).

Mais notícias

Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’

O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias

Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…

Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia,  é destaque no ‘Diário da Manhã’ 

Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…

Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do  ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…

O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia

Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…

Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’

O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…

Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores

Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…

´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos

Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…