07 de fevereiro de 2025

‘Em Discussão’ aborda políticas públicas de atenção primária e vigilância em saúde

Secretária adjunta da SES na área, Déborah Fernanda Campos da Silva, esclareceu sobre ações como as campanhas de vacinação em shoppings

‘Em Discussão’ aborda políticas públicas de atenção primária e vigilância em saúde

Enfermeira Déborah Fernanda Campos da Silva com os jornalistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz

Agência Assembleia/Foto: Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Em Discussão’, desta sexta-feira (7), conversou com a secretária adjunta de Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), enfermeira Déborah Fernanda Campos da Silva. Ela conversou com os jornalistas e apresentadores Henrique Pereira e Álvaro Luiz sobre o trabalho realizado nessa área no Maranhão.

Inicialmente, Déborah Fernanda, destacou, resumidamente, sua trajetória profissional e o trabalho realizado até chegar ao cargo que ocupa atualmente.

“Sou enfermeira formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tenho especialização em Epidemiologia de Campo, pela Fiocruz, mestrado em Saúde Coletiva e Auditoria em Enfermagem. Desde 2020, sou técnica da Secretaria de Estado da Saúde. Atuei no Centro de Inteligência de Vigilância em Saúde (CIEBS) e na Vigilância Epidemiológica do Maranhão. Sou apaixonada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Déborah Fernanda também explicou o que é a atenção primária, enfatizando que seu maior objetivo é a prevenção, ou seja, fazer com que a população não adoeça.

“O SUS é uma conquista da sociedade, uma luta da sociedade brasileira por uma saúde igual para todos. Esse atendimento à saúde, no SUS, está dividido em níveis de complexidade. Então, a atenção primária é a unidade básica de saúde, ou seja, ela é o postinho de saúde. É o único serviço que existe em todos os municípios brasileiros. É o serviço do SUS que está perto da população através dos agentes comunitários de saúde. É onde a população se vacina”, esclareceu.

Vacinação
A secretária adjunta esclareceu, ainda, sobre a campanha de vacinação que é realizada nos shoppings da Grande São Luís.

“A vacinação nos shoppings foi uma estratégia criada pelo Governo do Estado de modo a proporcionar oportunidades de vacinação à população. As salas de vacina funcionam em horário comercial, de 8h às 12h e 14h às 18h. Acontece que, nesse horário, a maioria da população encontra-se trabalhando. Por isso decidimos levar a campanha de vacinação para os shoppings. Temos tido muito êxito nessa estratégia. A cada fim de semana, nós fizemos dois shoppings. No mês de janeiro, já aplicamos mais de sete mil doses”, afirmou.

Escolas
Por fim, Déborah Fernanda revelou que existe a intenção de levar a campanha de vacinação para as instituições de ensino, através do programa Saúde na Escola.

“Esse é um programa presente em todos os 217 município do Maranhão, onde se tem a semana de vacinação nas escolas, principalmente para o público adolescente, que é um segmento que conta com vacinas específicas como, por exemplo, o HPV. As vacinas têm um papel fundamental na saúde pública, pois são capazes de eliminar a incidência de doenças que levavam a óbito e deixavam sequelas gravíssimas, como a paralisia infantil”, finalizou.

Mais notícias

Assembleia sedia entrega simbólica da Bíblia em Braille e capacitações sobre acolhimento e inclusão social

Evento “Assessorar para Fortalecer – REMADD e SBB” reuniu lideranças religiosas, representantes de comunidades terapêuticas e instituições voltadas…

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda estratégias de rendimento e mais qualidade de vida no esporte amador

Convidada do programa, nesta quarta-feira, foi a psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato

Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia

Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal

Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico

Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia

Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…

Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações

Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município

Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras

Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…

Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar

Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas