14 de fevereiro de 2025
Bloco dos Defiças garante inclusão e diversão a foliões com deficiências no Carnaval do MA
Ação foi tratada no ‘Café com Notícias’ pela diretora de Mobilidade Inclusiva da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Isabel Passinho

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
Na edição desta sexta-feira (14) do programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges na TV Assembleia, a diretora de Mobilidade Inclusiva da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Isabel Passinho, falou sobre o “Bloco dos Defíças”, iniciativa pioneira que garante a participação de pessoas com deficiência no Carnaval do Maranhão.
Segundo a gestora, o bloco foi idealizado pelo Instituto Maranhense de Deficientes Visuais e proporciona um espaço de folia acessível e diverso. “O bloco não nasceu para ser exclusivista, mas para garantir que todos tenham a oportunidade de brincar o Carnaval”, afirmou.
Isabel Passinho destacou como o bloco acolhe diferentes tipos de deficiência, incluindo autistas, cadeirantes, cegos e surdos. Para garantir acessibilidade, a MOB oferece o serviço Travessia, um transporte porta-a-porta adaptado.
“Buscamos as pessoas em casa e levamos até os pontos de concentração, garantindo conforto e segurança”, explicou Isabel Passinho.
Um dos desafios enfrentados pelo bloco é a sensibilidade sensorial de algumas pessoas com deficiência, especialmente autistas. Para isso, são oferecidos espaços reservados e medidas como o uso de abafadores de som. Mesmo sob forte chuva em um dos eventos, a adesão foi maciça.
“Ninguém arredou o pé, quem quis ficou na van, quem preferiu tomou banho de chuva. Como dizemos: temos deficiência, mas não somos de açúcar”, brincou Isabel Passinho.
A iniciativa vem crescendo, passando de 50 participantes no primeiro ano para 130 pessoas. A expectativa é que o bloco continue expandindo, fortalecendo a inclusão no Carnaval maranhense. Isabel Passinho destacou que a ação é parte de uma política pública de acessibilidade cultural, com espaços adaptados e tradutores de libras nos eventos.
“O caminho para a inclusão é ocupar os espaços e garantir que a folia seja para todos”, finalizou.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Creche-Escola Sementinha realiza atividades em homenagem ao Dia dos Pais
Neste segundo dia de comemorações da data, alunos do 1º ao 5º ano participaram de diversas atividades com…
Resultados das ações da Sedihpop no combate ao tráfico de pessoas são destacados no ‘Diário da Manhã’
O superintendente de Proteção aos Direitos Humanos da secretaria, Roberth Leal, informou, no programa, que campanhas educativas e…
‘Café com Notícias’ detalha a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão
O superintendente da Secti, Eduardo Oliveira, informou, no programa, as normas do edital do evento, como período de…
Projeto de Osmar Filho visa proteger crianças e adolescentes no ambiente digital
Proposta visa prevenir, combater e acompanhar casos de adultização, erotização, exploração sexual, aliciamento, entre outras práticas
Escola do Legislativo promove curso sobre fundamentos e práticas nas licitações
Capacitação objetiva aprimorar práticas relacionadas ao planejamento e execução de processos licitatórios
Assembleia realizará evento para esclarecer dúvidas sobre plano de saúde corporativo
Evento ocorrerá sexta-feira (22), no Plenarinho, e é destinado a servidores que desejam esclarecer questões acerca do benefício
“Ascensão de Orleans Brandão incomoda opositores”, diz Florêncio Neto
Em discurso na Alema, o deputado afirmou que a população maranhense vem reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo secretário
Carlos Lula cobra adesão do Maranhão ao Programa CNH Social
Parlamentar manifestou preocupação com o possível fim da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas para a…