21 de fevereiro de 2025

Carlos Lula cobra ação emergencial para salvar Arquivo Público do Maranhão

Deputado lembrou que desde maio de 2024 já havia alertado sobre o perigo no local

Carlos Lula cobra ação emergencial para salvar Arquivo Público do Maranhão

Parlamentar participou do Ato em Defesa da Preservação do Arquivo Público

Assecom / Dep. Carlos Lulas

O deputado estadual Carlos Lula voltou a cobrar, nesta sexta-feira (21), providências urgentes para a recuperação do Arquivo Público do Maranhão. O prédio, que guarda documentos históricos, está interditado há meses devido ao risco de desabamento. Ao lado de pesquisadores, professores e estudantes, o parlamentar participou do Ato em Defesa da Preservação do Arquivo Público, denunciando o descaso e a demora na execução da reforma.

“Esse ato é um ato de amor à cultura e à preservação do nosso patrimônio. No Arquivo Público, temos registros históricos fundamentais, como a certidão de batismo da Maria Firmina e o ato de publicação dela no concurso. Isso é prova de que tem muitos outros tantos documentos importantes para a nossa história”, alertou a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Dilercy Aragão.

Carlos Lula, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Economia Criativa, lembrou que desde maio de 2024 já havia alertado sobre o perigo no local. Na época, após vistoria, um relatório foi entregue ao Corpo de Bombeiros e à Secretaria de Estado da Cultura, mas até agora, nenhuma obra foi iniciada.

“Os recursos para a reforma foram liberados, mas quase um ano depois, nada saiu do papel. E agora querem jogar todo esse acervo histórico em contêineres nos fundos do IEMA. Isso é um desrespeito com a memória do Maranhão”, criticou o deputado.

Para evitar mais prejuízos, Carlos Lula se comprometeu a destinar emenda parlamentar para garantir um novo espaço temporário para o Arquivo enquanto a reforma acontece. “Se o problema é falta de recursos, eu coloco minha emenda impositiva para garantir um prédio alugado por um ano. Mas é vergonhoso gastar milhões no Carnaval e não ter recursos para preservar o Arquivo Público”, declarou.

Entre os manifestantes, o sentimento era de revolta e indignação. “Nós fazemos pesquisa aqui e acompanhamos diariamente as dificuldades. O Arquivo vai desabar e levar junto toda a história do Maranhão”, disse Livia Santos, aluna de História da UFMA.

A professora Dirlene Santos, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, também criticou a falta de compromisso da gestão estadual. “Desde agosto de 2023, fizemos reuniões com o secretário de Cultura, que prometeu iniciar as obras. Em 2024, tivemos três reuniões onde cobramos a reforma e nada foi feito”, questionou.

Mais notícias

“O trabalho continua com responsabilidade e foco nas necessidades dos nossos municípios”, disse Hemetério Weba

O parlamentar retornou às sessões legislativas no Parlamento Estadual após período de licença médica

Eric Costa destaca empenho de Carlos Brandão para realizar obras em todas as regiões do Estado

Parlamentar citou pedidos seus formulados em Requerimentos e Indicações na Assembleia Legislativa que foram ou estão sendo atendidos…

Presidente da SOS Vida defende massificação da educação para o trânsito nas escolas

Entrevistado foi Lourival Cunha, que falou sobre o Maio Amarelo e ação educativa em faixa de pedestre

Cláudia Coutinho parabeniza governador por entrega do Complexo Regulador Estadual

Complexo conta com um ambiente humanizado e tem compromisso renovado com a vida e a dignidade de cada…

Cerimônia aclama nova presidente da UNIPAV

Evento foi realizado nesta quinta-feira (22), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão

Alema realiza evento voltado à prevenção da pressão arterial

Ação foi realizada no hall de entrada do Plenarinho, com a adesão de servidores e público externo

Programa ‘Café com Notícias’ fala sobre a programação da Semana do Contribuinte em São Luís

Delegacia da Receita Federal está prestando diversos serviços aos cidadãos no Shopping Rio Anil, nesta semana, em comemoração…

‘Diário da Manhã’  destaca a terceira edição do programa “Mãe, vem pro parque”, do Governo do Estado

Evento ocorrerá no dia 31 deste mês, no Parque Rangedor, com a prestação de diversos serviços e atrações…