18 de março de 2025
‘Diário da Manhã’ – Ambientalista Guilherme Zagallo destaca causas da poluição em São Luís
Integrante do Movimento de Defesa da Ilha, ele defendeu que Município e Estado tenham atuação conjunta no sentido de preservar o meio ambiente na cidade
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
O advogado ambientalista Guilherme Zagallo destacou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’ desta terça-feira (18), na Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, as causas da poluição em São Luís e defendeu que Município e Estado tenham uma atuação conjunta no sentido de preservar o meio ambiente na cidade.
Integrante do Movimento de Defesa da Ilha (MDI), Zagallo lembrou, no bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, estudo da Secretaria de estado de Indústria e Comércio, de 2023, promovido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que apontou que São Luís, atualmente, é bem mais poluída que a cidade de São Paulo.
“Pesquisa de 2023, a última que temos, da rede de estações públicas, feita pela Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, mostrou dados alarmantes. São Luís entrou 903 vezes em níveis de emergência, por conta da qualidade do ar em decorrência da atividade industrial com níveis acima do permitido. Principalmente, dióxido de enxofre, pois temos em São Luís três indústrias que queimam uma tonelada e meia de carvão mineral por ano”, afirmou.
Em outro trecho, o advogado reforçou que o problema é que, além do ar, atinge também as águas. Em relação aos rios da Ilha, disse que os peixes da Baía de São Marcos, por exemplo, estão contaminados, por conta do mesmo lixo industrial, os mesmos peixes consumidos pela população de São Luís. Além de disso, recomendou moderação no consumo.
“A poluição do ar, em São Luís, é de extrema gravidade e pior do que o previsto na legislação ambiental. O nível elevado de poluição, a contaminação e a elevação da mortalidade não podem ser ignorados pelos governos do Estado e do Município”, defendeu.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar