18 de março de 2025

‘Diário da Manhã’ – Ambientalista Guilherme Zagallo destaca causas da poluição em São Luís

Integrante do Movimento de Defesa da Ilha, ele defendeu que Município e Estado tenham atuação conjunta no sentido de preservar o meio ambiente na cidade

‘Diário da Manhã’ – Ambientalista Guilherme Zagallo destaca causas da poluição em São Luís

Advogado ambientalista Guilherme Zagallo foi entrevistado pelo jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

O advogado ambientalista Guilherme Zagallo destacou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’ desta terça-feira (18), na Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, as causas da poluição em São Luís e defendeu que Município e Estado tenham uma atuação conjunta no sentido de preservar o meio ambiente na cidade.

Integrante do Movimento de Defesa da Ilha (MDI), Zagallo lembrou, no bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, estudo da Secretaria de estado de Indústria e Comércio, de 2023, promovido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que apontou que São Luís, atualmente, é bem mais poluída que a cidade de São Paulo.

“Pesquisa de 2023, a última que temos, da rede de estações públicas, feita pela Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, mostrou dados alarmantes. São Luís entrou 903 vezes em níveis de emergência, por conta da qualidade do ar em decorrência da atividade industrial com níveis acima do permitido. Principalmente, dióxido de enxofre, pois temos em São Luís três indústrias que queimam uma tonelada e meia de carvão mineral por ano”, afirmou.

Em outro trecho, o advogado reforçou que o problema é que, além do ar, atinge também as águas. Em relação aos rios da Ilha, disse que os peixes da Baía de São Marcos, por exemplo, estão contaminados, por conta do mesmo lixo industrial, os mesmos peixes consumidos pela população de São Luís. Além de disso, recomendou moderação no consumo.

“A poluição do ar, em São Luís, é de extrema gravidade e pior do que o previsto na legislação ambiental. O nível elevado de poluição, a contaminação e a elevação da mortalidade não podem ser ignorados pelos governos do Estado e do Município”, defendeu.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim

O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…

‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…