19 de março de 2025
Carlos Lula ressalta os 40 anos da democracia e alerta para ameaças
Carlos Lula também destacou os avanços do Brasil nos últimos 40 anos

Assecom / Dep. Carlos Lula
No último sábado (15), o Brasil completou 40 anos de retomada da democracia, um marco que foi lembrado nesta quarta-feira (19) pelo deputado estadual Carlos Lula na Assembleia Legislativa do Maranhão. Durante seu discurso, ele destacou que esse é o maior período de continuidade democrática da história do país, mas lembrou que essa conquista só foi possível após mais de duas décadas de censura, perseguição política e violência sistemática aos direitos humanos.
“Muitos brasileiros pagaram com suas vidas e sua liberdade na luta contra a ditadura. Honrar essa memória é um compromisso diário, para que os horrores daquele período nunca mais se repitam. Eu era criança em 1985, mas lembro do Brasil se recusando a aceitar o silêncio imposto pela ditadura militar. Hoje, devemos ter essa mesma coragem para defender a democracia”, afirmou Carlos Lula.
O parlamentar ressaltou que, no Maranhão, a luta por uma democracia plena não se encerrou com o fim do regime militar. Ele destacou como práticas políticas ultrapassadas ainda impedem o desenvolvimento do Estado.
“Aqui, continuamos enfrentando práticas autoritárias, clientelistas e patrimonialistas que, por décadas, mantiveram grupos no poder e impediram avanços sociais e econômicos. Isso manteve nosso povo refém da pobreza, da exclusão e do atraso”, criticou o deputado.
Carlos Lula também fez questão de destacar os avanços do Brasil nos últimos 40 anos. Entre eles, a ampliação da expectativa de vida, que passou de 64 anos em 1985 para 76 anos atualmente, impulsionada pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Mesmo com desafios, o SUS garantiu acesso ampliado a serviços médicos e ajudou a salvar vidas. Além disso, tivemos avanços na redução da pobreza e no acesso à educação, tanto no ensino médio quanto no ensino superior. São conquistas que mostram o quanto podemos crescer quando há políticas públicas voltadas para o bem-estar da população”, pontuou.
No entanto, o deputado alertou para as ameaças que a democracia vem enfrentando nos últimos anos, com discursos autoritários e movimentos extremistas que questionam a legitimidade das instituições democráticas.
“A democracia não é um direito garantido para sempre. É um projeto contínuo que exige nossa atenção, vigilância e compromisso. Como parlamentares, temos a obrigação de protegê-la, para que futuras gerações vivam em um país onde a liberdade e os direitos sejam preservados”, concluiu Carlos Lula.
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…