25 de março de 2025
‘Café com Notícias’ aborda impactos da venda direta de etanol a postos de combustíveis
Assunto foi tratado pelo presidente do Sindicato dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Álcool do Maranhão (Sindicanálcool), Milton Campelo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
Em fevereiro, o governo do Estado publicou decreto que autoriza a venda direta de etanol a agentes distribuidores e revendedores varejistas, o que inclui postos de combustíveis. Os impactos dessa medida foram tratados pelo presidente do Sindicato dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Álcool do Maranhão (Sindicanálcool), Milton Campelo, durante entrevista ao programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (25), na TV Assembleia.
“Esse é um fator que o nosso consumidor ainda não está percebendo no dia a dia, essa diferença no preço. Mas, a partir de maio, junho isso vai acontecer. As nossas indústrias de cana de açúcar passarão a moer toda a produção e a oferta vai acontecer”, observou o dirigente sindical.
Milton Campelo afirmou que o etanol é o combustível mais vendido em estados como São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. No Maranhão, no entanto, o preço ainda faz o consumidor preferir a gasolina na hora de abastecer.
“Tradicionalmente, o nosso consumidor faz uma conta. Ele acha que só dá para comprar etanol quando o preço tem diferença de 70% da gasolina, apesar de que, tecnicamente, isso já está superado, até por causa da evolução dos veículos flex”, observou.
O presidente do Sindicanálcool destacou, também, a medida do governador e a articulação da entidade representante dos produtores com órgãos estaduais.
“O que vai mudar agora, vai mudar por uma decisão do governador Carlos Brandão, o qual nós agradecemos tanto, a ele e a toda a sua equipe da Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Agricultura, Casa Civil. Foi um trabalho bastante harmônico e articulado entre o nosso setor e os atores do Estado. Quando o governador toma a decisão de assinar o Decreto da venda direta, ele está reduzindo o custo de frete”, afirmou.
De olho no mercado, Milton Campelo assinalou sobre a queda no valor do etanol: “Eu estou assumindo aqui, em nome da das nossas unidades produtivas, que o preço vai cair e vai ficar abaixo dos 70%!”.
O programa ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…