26 de março de 2025
Programa aborda saúde mental no ambiente de trabalho
Saúde e Bem-Estar, da Rádio Assembleia, recebeu o psicólogo Mauro Brandão Júnior
Agência Assembleia
Nesta quarta-feira (26), o programa Saúde e Bem-Estar, da Rádio Assembleia (96,7 FM), em conexão com a Rádio Senado, entrevistou o psicólogo Mauro Brandão Júnior, da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia. Na conversa com as apresentadoras Maria Sousa e Leda Lima, ele falou sobre saúde mental no ambiente de trabalho.
“O trabalho faz parte do processo de identidade das pessoas. A gente passa a maior parte de nossas vidas exercendo o fazer. O trabalho é uma produção material. Estamos falando, portanto, de estrutura, de organização do trabalho e as relações de trabalho. Tudo isso implica na questão da saúde mental no ambiente de trabalho”, destacou.
Bem-estar do trabalhador
O psicólogo revelou que, em 2023, o percentual de pessoas que se afastaram de atividades por questões mentais e comportamentais, se tornando beneficiárias do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), aumentou 38% em relação a 2022.
“As empresas perceberam que, quando se alia o bem-estar desse trabalhador com a produtividade, acaba melhorando o desempenho. Então, quando se tem um olhar cuidadoso para o trabalhador, ele passa a ter autonomia e aumenta sua carga de responsabilidade e, consequentemente, sua produtividade”, ressaltou.
Mauro Brandão disse que o programa de bem-estar do trabalhador equivale ao Equipamento de Proteção Individual (EPI).
“Hoje, a avaliação psicossocial é uma obrigatoriedade nas empresas. O poder público também está convencido de que se trata de um problema de saúde pública. A síndrome do esgotamento físico já foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma doença ocupacional. Hoje, cresce cada vez mais a consciência de que as pessoas estão se adoecendo mais”, frisou.
Terapia
Por fim, Mauro Brandão teceu considerações sobre como a terapia pode contribuir para assegurar saúde mental no ambiente de trabalho.
“A terapia é um processo de desenvolvimento pessoal e uma busca pela qualidade de vida. Há situações que as pessoas percebem que precisam de ajuda e, algumas, buscam essa ajuda. O momento ideal para fazer terapia depende do período de trabalho de cada pessoa. É bom frisar que a pessoa não precisa estar adoecida para procurar ajuda. Ela pode procurar um profissional para trabalhar o seu autodesenvolvimento”, finalizou.
Assista à entrevista na íntegra:
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar