03 de abril de 2025

Carlos Lula celebra lançamento de “Os Tambores de São Luís” na versão em quadrinhos

O deputado elogiou a iniciativa e lembrou que a adaptação homenageia uma das obras mais marcantes da literatura brasileira

Carlos Lula celebra lançamento de “Os Tambores de São Luís” na versão em quadrinhos

Na tribuna, deputado Carlos Lula Falou sobre a importância da obra "Os Tambores de São Luís", do escritor maranhense Josué Montello

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou, nesta quinta-feira (3), a importância da adaptação da obra “Os Tambores de São Luís” para os quadrinhos. O lançamento acontece hoje, às 18h, na Casa de Cultura Josué Montello, em São Luís. A iniciativa é do historiador e quadrinista Iramir Araújo, conhecido por transformar clássicos da literatura maranhense em gibis para atrair o público jovem.

Carlos Lula elogiou a iniciativa e lembrou que a adaptação homenageia uma das obras mais marcantes da literatura brasileira, que este ano completa 50 anos de publicação.

“É uma homenagem incrível a uma das maiores obras da nossa literatura. A história de Damião, que vive os dilemas do povo preto em São Luís, faz a gente refletir sobre o passado e o presente da nossa cidade”, disse o deputado.

Além de exaltar a importância da obra original de Josué Montello, Carlos Lula também destacou o valor da versão em quadrinhos como ferramenta para estimular a leitura entre os jovens, principalmente no cenário atual, onde o hábito de ler tem diminuído.

“A juventude está cada vez mais distante dos livros. Mas quadrinhos como esse são uma porta de entrada para o universo da leitura e da cultura maranhense”, comentou.

Proposta para as escolas

Durante seu pronunciamento, Carlos Lula também sugeriu ao Governo do Estado que distribua a versão em quadrinhos de “Os Tambores de São Luís” nas escolas públicas da rede estadual.

“Fica aqui meu pedido: que o Governo do Estado leve essa obra para as nossas escolas. Os alunos precisam conhecer nossa literatura e nossa história”, reforçou.

A adaptação de “Os Tambores de São Luís” se junta a outras obras já transformadas por Iramir Araújo, como “O Mulato”, de Aluísio Azevedo, e “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis — duas referências da literatura maranhense e nacional.

O lançamento da edição em quadrinhos acontece nesta quinta-feira (3), às 18h, na Casa de Cultura Josué Montello, na Rua das Hortas, próximo à Praça Deodoro.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ destaca o projeto Praias Seguras e alerta para os cuidados em banhos de mar e rio

O tenente-coronel Marcos Bittencourt, do Corpo de Bombeiros Militar, detalhou o trabalho da corporação, falou sobre incidência e…

Neto Evangelista entrega aparelho de ultrassom ao hospital Aldenora Bello

Equipamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado à unidade e será utilizado tanto na…

‘Pautas Femininas’ aborda saúde mental e campanha Janeiro Branco

Psicóloga Rogener Almeida foi a entrevistada

“Sustentabilidade na Prática” aborda o trabalho da Cooperativa de Material Reciclável da Região Metropolitana de São Luís

Entidade recebe materiais recicláveis de catadores autônomos, faz a triagem e encaminha às empresas e instituições, e também…

Procon-MA alerta, no ‘Dário da Manhã’, sobre compras pela internet e promoções  de produtos

Consumidor deve desconfiar de preços muito baixos e estar atento às regras para não entregas e falhas dos…

‘Café com Notícias’ detalha o calendário letivo de 2026 da rede estadual de ensino 

Programa de aulas seguirá o calendário nacional e deverá ser iniciado no dia 5 de fevereiro; antes, haverá…

Ações da Polícia Militar na Operação Lei Seca é tema do Café com Notícias

O comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária deu mais detalhes sobre como será realizada a operação em São…

Planejamento financeiro para 2026 é tema do Diário da Manhã

O economista José Cursino deu dicas sobre como as pessoas devem se organizar financeiramente para este ano de…