08 de abril de 2025

‘Café com Notícias’ dá detalhes de novas regras do crédito consignado

Educador financeiro Luís Trabulsi foi o entrevistado e falou sobre as facilidades e o que não se deve fazer em uma transação desse tipo

‘Café com Notícias’ dá detalhes de novas regras do crédito consignado

Educador financeiro Luís Trabulsi foi entrevistado pela jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas

Assista à entrevista na íntegra

O educador financeiro Luís Trabulsi foi o entrevistado do programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (8), na TV Assembleia. O especialista tratou sobre a as novas regras do crédito consignado, as facilidades e o que não se deve fazer em uma transação desse tipo.

“Dinheiro na conta é sempre muito bom, mas temos que ter sempre muito cuidado”, alertou ele, reforçando que as novas regras estão contidas na Medida Provisória nº 1.292, publicada pelo Governo Federal e que está em vigor, ainda dependendo de votação na Câmara Federal. A proposta visa modernizar a legislação que regula o crédito consignado, permitindo que essas operações sejam feitas por meio de sistemas ou plataformas digitais.

Luís Trabulsi destacou que a MP contempla novas categorias profissionais. “Essa Medida Provisória busca facilitar o acesso do trabalhador e, também, incluir dentre esses que podem conseguir esse empréstimo, trabalhadores rurais, empregados domésticos e os microempreendedores individuais”, detalhou.

Outra novidade é a facilidade na transação com os agentes financeiros. “Você pode solicitar o Empréstimo, agora via seu aplicativo de carteira digital, aquela carteira de trabalho digital. Você vai lá, diz quanto você quer emprestado, em quantas parcelas você quer. Em até 24 horas, os bancos vão mandar as propostas e você aceita aquela que considerar mais vantajosa”, resumiu Trabulsi, lembrando que, antes, as empresas tinham que ter um convênio com a empresa bancária.

Entre os pontos negativos do novo empréstimo consignado, Trabulsi citou que, caso o trabalhador não consiga quitar as parcelas por ter sido demitido ou outro motivo, o banco pode pegar parte do valor depositado na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Também destacou que o cidadão precisa observar o percentual da taxa de juros utilizado pelos bancos.

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Assembleia aprova projeto que estimula a prevenção ao pé diabético no Maranhão

O PL prevê a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais de informar sobre as formas de prevenção ao pé diabético

Esgotamento emocional no trabalho é tema de entrevista no ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira

Psicóloga Sanna Brandes mostra as consequências da Síndrome de Burnout e como identificar e tratar o problema

Dra. Helena Duailibe celebra avanços na saúde e ações culturais no Maranhão

Parlamentar destacou a realização do primeiro transplante de coração no Hospital Universitário Presidente Dutra

Resultado da 4ª Semana da Conciliação de Conflitos é tema do ‘Diário da Manhã’

Juiz Rodrigo Nina informou que objetivo do evento foi estimular a cultura da conciliação e a paz social;…

Catulé Júnior destaca indicações para a recuperação de rodovias nas regiões Leste e Lençóis

Deputado solicitou ao Executivo estadual serviços de recuperação e recapeamento das rodovias MA-349, MA-127, MA-034 e MA-311

Deputado Adelmo Soares critica politização do debate sobre a saúde no Maranhão

Parlamentar condenou o ato de colocar culpa dos problemas exclusivamente no governo atual e lembrou que questões estruturais…

Davi Brandão afirma que fortalecimento do serviço de hemodiálise ampliou acesso de pacientes renais crônicos ao tratamento

Segundo ele, a ampliação do serviço no Maranhão é reflexo de uma gestão comprometida do governador Brandão com…

Eric Costa pontua investimentos do Governo do Estado em obras estruturantes e de saúde

O deputado destacou o compromisso do governador com a saúde pública, especialmente pela ampliação do sereviço de hemodiálise