10 de abril de 2025

Assembleia concede Título de ‘Cidadã Maranhense’ à Ceres Costa Fernandes

Ato foi comandado, alternadamente, pelos deputados Wellington do Curso e Eric Costa

Assembleia concede Título de ‘Cidadã Maranhense’ à Ceres Costa Fernandes

Ceres Costa Fernandes recebeu o Título de 'Cidadã Maranhense' em sessão solene realizada na Assembleia

Agência Assembleia

Em sessão solene, nesta quinta-feira (10), no Plenário Nagib Haickel, a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu o título de ‘Cidadã Maranhense’ à professora, escritora e membro da Academia Maranhense de Letras (AML) Ceres Costa Fernandes. O deputado Wellington do Curso (Novo) é o autor da proposição.

O ato foi comandado, alternadamente, pelos deputados Wellington do Curso (Novo) e Eric Costa (PSD), e contou com a presença de convidados, familiares e amigos.

Prestigiaram o evento, dentre outras autoridades, o desembargador Lourival Serejo, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA); a secretária extraordinária de Estado de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe; o procurador do Estado Daniel Blume; o ex-deputado Max Barros; o presidente da Academia Ludovicense de Letras, Salatiel Pereira; o presidente da Academia de Medicina, José Márcio Soares Leite;  a presidente da Academia de Artes e Letras de São Bento, Maria das Graças Costa e Costa; a promotora de justiça Cristiane Lago e a representante da Academia Maranhense de Letras (AML), Sônia Almeida.

Ceres Costa Fernandes agradeceu a honraria fazendo uma narrativa de toda sua trajetória de vida no Maranhão

Reconhecimento

Em sua fala de saudação à homenageada, o deputado Wellington do Curso destacou a trajetória de vida de Ceres Costa Fernandes e os serviços prestados ao desenvolvimento do Maranhão.

“Homenageamos uma mulher guerreira, lutadora, batalhadora, professora e escritora. Nesta manhã, a Assembleia Legislativa do Maranhão faz um justo reconhecimento. De forma unânime e com muito orgulho, outorga o título de Cidadã Maranhense à Ceres Costa Fernandes. Uma justa homenagem a uma mulher educadora e escritora que tem prestado muitos serviços ao Maranhão”, afirmou.

Daniel Blume parabenizou a Assembleia pela iniciativa e disse que o Maranhão preenche uma lacuna na história da literatura maranhense com a outorga do título de ‘Cidadão Maranhense’ à professora Ceres da Costa Fernandes.

“Ela só nasceu na Bahia. Desde os três anos de idade mora do Maranhão. Tem muitos serviços prestados ao povo maranhense. Agora, Ceres Costa Fernandes é cidadã maranhense e isso muito nos honra e alegra”, frisou.

Deputados Eric Costa e Wellington do Curso comandaram a sessão solene

Agradecimento

Ceres Costa Fernandes agradeceu a honraria fazendo uma narrativa de toda sua trajetória de vida no Maranhão, desde sua passagem inicial pelo município de Icatu, até chegar em São Luís, com seis anos de idade.

“Minha maranhensidade foi alimentada pelas minhas andanças a trabalho por mais de 60 municípios do Maranhão ao longo desse tempo. Até parentes meus não sabiam que eu nasci em Salvador. Agora, com muito orgulho, vou dizer que sou maranhense. A partir de hoje, não gaguejarei mais em responder que sou maranhense. E agradeço de coração à Assembleia Legislativa por tão honroso título”, enfatizou.

Biografia

Ceres Costa Fernandes é natural de Salvador (BA). É Licenciada em Letras – Inglês e Português, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Possui curso de especialização em Metodologia do Ensino Superior, Semiologia Aplicada à Literatura e Ensino à Distância.

Foi professora da TV Educativa do Maranhão. É professora aposentada do Curso de Letras da UFMA. É cronista, contista e ensaista. Ocupa a cadeira 39 da Academia Maranhense de Letras (AML), que tem por patrono Gomes de Castro.

Ocupou vários cargos públicos como o de pró-reitora de Graduação e assessora de Relações Internacionais da UFMA, gestora de Programas Especiais do Governo do Estado e diretora do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Já foi agraciada, dentre outras premiações, com a medalha do Mérito Timbira e a medalha Laura Rosa (concedida às mulheres educadoras que se destacam em outros ramos do saber); do Governo do Estado Maranhão; Medalha Odorico Mendes, da Academia Maranhense de Letras.

Mais notícias

‘Contraplano’ debate legado do Papa Francisco

Programa discute também, entre outras coisas, os rumos da Igreja Católica após a morte do pontífice

Carlos Lula faz alerta sobre aumento de doenças respiratórias e cobra ação dos municípios

Deputado cobra ampliação da rede pediátrica no interior e alerta para risco de colapso no sistema de saúde…

Davi Brandão enaltece parceria entre governo estadual e Prefeitura de Bacabal 

Parlamentar também elogiou o prefeito de Bacabal, Roberto Costa

Deputados enaltecem importância de obras realizadas pelo governo estadual

Guilherme Paz, Florêncio Neto, Osmar Filho, Adelmo Soares e Davi Brandão falaram so9bre investimentos em infraestrutura

Eric Costa destaca celebração aos 80 anos de organização da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil

Parlamentar contou que há 132 anos, João Batista Pinheiro iniciou esse relevante trabalho de evangelizar, na cidade de…

Adelmo Soares reafirma que o foco do governador é o desenvolvimento do estado

Ele falou sobre as mais recentes obras e inaugurações realizadas por Carlos Brandão

Cláudio Cunha parabeniza Carlos Brandão por início de serviços de pavimentação na MA-014

O parlamentar também defendeu a mudança de nome do município de Governador Edison Lobão para Ribeirãozinho do Maranhão

Deputados fazem minuto de silêncio em memória do tenente-coronel André Felipe dos Santos de Carvalho

Na oportunidade, também foi homenageado o médico Samuel Almeida, de João Lisboa, que foi vítima de afogamento