19 de fevereiro de 2024
‘Café com Notícias’ ressalta o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia
Médico hematologista Yuri Nassar, que é chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HU-UFMA, falou sobre o assunto
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
Agência Assembleia
O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta segunda-feira (19), conversou com o médico hematologista Yuri Nassar, que é chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HU-UFMA. O especialista falou sobre o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, um dos tipos de câncer mais frequentes no Brasil.
O hematologista Yuri Nassar ressaltou a importância da doação de medula óssea, destacando que a estimativa é de 11,5 mil novos casos em 2024.
“O doador possibilita que uma pessoa com um quadro de leucemia de prognóstico desfavorável possa realizar um transplante. Dessa forma, muitos pacientes conseguem se curar. Quanto mais doadores cadastrados, maior a possibilidade de se encontrar um doador ideal”, afirmou.
De acordo com o médico, são conhecidos hoje mais de 20 tipos de leucemias, das quais algumas podem ser assintomáticas e outras agudas, com uma evolução rápida. Daí a importância de realizar anualmente um hemograma, que é um exame que vai permitir ao médico identificar a possibilidade de existência da doença.
“As leucemias são cânceres do sangue, principalmente relacionados às células da imunidade, que são os leucócitos, onde elas ganham uma capacidade de se multiplicar exageradamente, e assim perdem o controle. Essas células, que estão em todo o nosso sangue, vão afetar e causar diversos sintomas em qualquer órgão”, detalhou.
Yuri Nassar também alerta para a presença de alguns sintomas que devem ser observados com atenção, como perda de peso inexplicada; suor noturno; febre; presença de ínguas em regiões como a axila, pescoço, virilha; sangramentos anormais; cansaço e fadiga.
Para ser doador de medula óssea é preciso que a pessoa faça um cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Para isso, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante. Após o cadastro. são coletados 5 ml de sangue que será analisado e ficará cadastrado no banco nacional de doadores.
Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ detalha a programação do Encontro Nacional de Compras Públicas
Em sua terceira edição, a feira de negócios será realizada em São Luís, de 15 a 17 de…
‘Café com Notícias’ aborda a implantação de Ambulatório de Doenças Raras no Hospital da Ilha
Unidade foi planejada para oferecer diagnóstico mais rápido e acompanhamento especializado, contribuindo para evitar sequelas e melhorar o…
Ricardo Arruda volta a alertar para o impasse territorial entre Grajaú e Arame
O parlamentar propôs audiência pública, no intuito de construir acordo que resulte em um novo projeto e na…
Eric Costa destaca implementação da Bolsa Estadual de Apoio ao Conselheiro Tutelar
Medida visa fortalecer a rede de proteção infantil e exige participação em cursos de formação continuada
Antônio Pereira esclarece que TCU não identificou irregularidades em obra de prolongamento da Avenida Litorânea
Ampliação da Avenida Litorânea integra um conjunto de investimentos em infraestrutura conduzidos pelo governador Carlos Brandão
Alema aprova PL que atualiza tabelas de vencimentos dos servidores do Poder Judiciário
Projeto é de autoria do Tribunal de Justiça do Estado
PL institui Dia da Alfabetização no calendário oficial do Maranhão
Proposta é de autoria do deputado estadual Wellington do Curso
Assembleia aprova projeto que cria semana de valorização a mulheres que fizeram história
PL é de autoria do deputado estadual Wellington do Curso