20 de abril de 2025

Doença de Parkinson é tema de entrevista no programa ‘Mais Saúde’

Neurocirurgião Jairo Angelos aborda sintomas e tratamentos da doença degenerativa que é a segunda mais frequente do sistema nervoso

Doença de Parkinson é tema de entrevista no programa ‘Mais Saúde’

Médico Jairo Angelos conversou com o jornalista Ismael Gama

Agência Assembleia

O médico neurocirurgião Jairo Angelos foi o entrevistado do programa ‘Mais Saúde’ deste domingo (20), na TV Assembleia. Na oportunidade, o profissional falou sobre a doença de Parkinson, seus sintomas e tratamentos.

Jairo Angelos explicou que o Parkinson é a segunda doença degenerativa mais frequente do sistema nervoso, ficando atrás somente do Alzheimer.

“O Parkinson é uma doença degenerativa de células que controlam os movimentos dos pacientes e que levam aos principais sintomas motores, como lentidão, rigidez, tremores, instabilidade postural”, disse o médico.

Segundo o entrevistado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam quatro milhões de pessoas no mundo com a doença. No Brasil, este número alcança cerca de 200 mil pessoas. “É uma doença que tem uma relevância clínica muito grande e um impacto na saúde pública”.

Jairo Angelos explicou que a doença não é hereditária, embora existam casos, mas são pouco frequentes. No entanto, segundo o médico, pessoas com a doença na família devem acender um alerta. “Isto não quer dizer que, se tem alguém com a doença na família, outros parentes terão, mas o risco é mais elevado”, alertou o profissional.

Diagnóstico

Sobre o diagnóstico, o neurocirurgião explicou que é principalmente clínico, baseado em sinais e sintomas do paciente, que, na maioria das vezes, são os tremores. No entanto, ressalta ele, nem todo paciente com Parkinson tem tremores. “Existem algumas formas da doença nas quais o paciente tem outros sintomas, que não os tremores”.

Entre estes demais sintomas motores, ele destaca rigidez, ou seja, dificuldade para executar movimentos; lentidão, o que reflete na falta de agilidade para execução de tarefas; alteração de postura e no equilíbrio, entre outros.

Na entrevista, Jairo Angelos destacou ainda os sintomas não motores do Parkinson. “O principal deles é a depressão. Mas há outros, com alteração no sono e no olfato, por exemplo”.

Perfil

Segundo o médico, a doença acomete mais homens do que mulheres e, principalmente idosos, embora existam casos de Parkinson precoce. O profissional frisou que não há uma forma de prevenção da doença, mas há estudos que apontam que a prática de atividade física regular, ou seja, ao menos 150 minutos, por semana, de acordo com a OMS, é benéfica.

Sobre o tratamento, Jairo Angelos explicou que é multifatorial, com o uso de medicamentos, que devem ser associados à reabilitação, como fisioterapia e suporte fonoaudiológico, e ainda cirúrgico, a depender do caso. “A cirurgia mais moderna é a estimulação cerebral profunda, que consiste no implante de eletrodos cerebrais”, disse o médico.

O programa, apresentado por Ismael Gama, abordou ainda os cuidados com a saúde bucal das crianças e exibiu reportagens sobre uma pesquisa no combate à dengue realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e sobre os oito anos de existência do Centro de Saúde Ninar.

O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).

Assista ao programa na íntegra:

Mais notícias

Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’

O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias

Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…

Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia,  é destaque no ‘Diário da Manhã’ 

Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…

Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do  ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…

O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia

Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…

Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’

O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…

Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores

Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…

´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos

Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…