30 de abril de 2025

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e Instituto Redes e diretora de operação do Instituto Formação

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Professora Diane Pereira Sousa conversou com a jornalista Márcia Carvalho, no programa ‘Toda Mulher’

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

A presença das mulheres no futebol foi o tema do programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (23), pela TV Assembleia. A convidada desta edição foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e Instituto Redes e diretora de operação do Instituto Formação.

Na entrevista, a apresentadora e jornalista Márcia Carvalho destacou estudo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), segundo o qual apenas 22% dos times femininos de todo mundo são comandados por mulheres. Além disso, reforçou a importância do esporte na vida das pessoas, e a presença das mulheres no futebol. 

O objetivo do esporte é ser multifacetado, promover saúde, ajudar no desenvolvimento físico e mental, além de aprimorar a socialização e formação de valores. 

A entrevistada contou como surgiu essa paixão pelo futebol em sua vida, ainda na adolescência, e falou sobre a experiência de conviver com mulheres fortes, como a sua avó. “Fui criada na Baixada Maranhense, pela minha vó, ela sempre foi muito inquieta para descobrir as coisas, o que despertou em mim essa inquietude. Quando o instituto chegou na minha região, trouxe uma ampliação para mim, o futebol que era apenas uma brincadeira, abriu espaço para outras ideias”. 

Ao longo da entrevista, Diane Pereira relatou as dificuldades e as oportunidades que o instituto desenvolveu em sua vida. “Passei 5 anos em formação como participante, depois o instituto me chamou para trabalhar para eles. No começo, meu principal desafio era saber como levar o esporte para Baixada Maranhense”. 

Com toda dificuldade, ela conseguiu junto com o instituto desenvolver um projeto chamado ‘Quadra Móvel’. A iniciativa leva quadras esportivas para qualquer lugar do estado. A experiência, despertou outras mulheres a se interessar pelo futebol e quebrar esse tabu que o esporte é apenas para homens.

O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista à entrevista na íntegra:

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira

‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida

Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…