24 de abril de 2025
‘Diário da Manhã’ destaca a Semana de Intensificação de Vacinação nas escolas
Chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde, Halice Figueiredo, foi a entrevistada do programa
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
A chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), Halice Figueiredo, falou sobre a Semana de Intensificação de Vacinação nas Escolas, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, nesta quinta-feira (24).
Na conversa com o apresentador do programa, radialista Henrique Pereira, a chefe do Departamento de Imunopreveníveis da SES reforçou que o objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal, com foco na prevenção do Vírus do Papiloma Humano (HPV) em adolescentes de 15 a 19 anos.
“Imunopreveníveis são doenças protegidas pelas vacinas, a exemplo do sarampo, poliomielite, doenças bem preveníveis. Hoje, temos um calendário de vacinação com 18 tipos de vacinas que protegem contra, por isso que chamamos de imunopreniveis. A Semana integra a estratégia estadual para ampliar a cobertura, além de outras ações para o resgate vacinal”, explicou.
De acordo com a gestora, a estratégia segue até 30 de abril em escolas públicas dos 217 municípios maranhenses. Além da vacina contra o HPV, estão sendo ofertadas doses do Calendário Nacional de Vacinação (CNV) de adultos e adolescentes, incluindo contra meningite ACWY, hepatite B, febre amarela, DT, DTPa e tríplice viral, além de covid-19, Influenza (esta última, para grupos prioritários).
Em São Luís, por exemplo, na quarta-feira (23), a vacinação aconteceu no Centro de Ensino Humberto de Campos, na Avenida Kennedy. Já nesta quinta-feira (24), será no Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, no Centro; e na sexta-feira (26), ocorrerá no Centro de Ensino Japiaçu, no Anjo da Guarda.
“O propósito da estratégia de vacinação na escola é exatamente fortalecer os vínculos entre educação e saúde para o desenvolvimento de ações de vacinação nas escolas, de educação infantil e de ensino fundamental e médio para reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreveníveis, além de identificar e reduzir os bolsões de não vacinados e desenvolver ações educativas”, finalizou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o programa ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Assembleia sedia entrega simbólica da Bíblia em Braille e capacitações sobre acolhimento e inclusão social
Evento “Assessorar para Fortalecer – REMADD e SBB” reuniu lideranças religiosas, representantes de comunidades terapêuticas e instituições voltadas…
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda estratégias de rendimento e mais qualidade de vida no esporte amador
Convidada do programa, nesta quarta-feira, foi a psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato
Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia
Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal
Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico
Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia
Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…
Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações
Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município
Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras
Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…
Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar
Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas