30 de abril de 2025
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira

Agência Assembleia
A Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), promoveu, nesta quarta-feira (30), na quadra poliesportiva, um bate-papo sobre desafios e possibilidades da educação inclusiva com a comunidade escolar constituída por pais de crianças neurodivergentes alunas da instituição de ensino.
O encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira, e pela equipe multidisciplinar, constituída por assistente social, psicólogo, enfermeira, educador físico, bibliotecário e psicopedagogo.
Segundo a diretora da Creche-escola Sementinha, o objetivo é dialogar com as famílias sobre as neurodivergências, autismos e necessidades, buscando uma maior compreensão sobre essa educação inclusiva.

“É muito importante compartilhar com a comunidade escolar o que estamos entregando em termos de educação inclusiva e de que forma podemos aprimorar o que entregamos. Contamos com 29 crianças neurodivergentes e dez em processo de investigação. Educação inclusiva vai além de apenas atender crianças neurodivergentes, mas implica em incluir todas as nossas crianças nesse processo educacional, compreendendo cada uma delas dentro de sua singularidade”, esclareceu.
Avaliação
A professora Eloísa Ribeiro da Silva, mãe de aluno diagnosticado com TEA, expressou sua satisfação em compartilhar sua experiência.
“É muito importante a inclusão na escola, mas também na família, nas terapias e atividades. A Escola-Sementinha faz muito bem para o meu filho. Ele foi muito bem acolhido aqui e tem se desenvolvido muito bem. Nossos filhos são capazes de se desenvolver e de aprender. Precisamos compartilhar essas experiências para avançarmos no processo de ensino-aprendizagem. Precisamos vencer nossos medos. Parabenizo a Creche-Escola Sementinha por essa feliz iniciativa”, frisou.
Inclusão
Hiany Lima Cunha, mãe de Isaac Esdras Lima Cunha, 2 anos, manifestou sua compreensão sobre a experiência de educação inclusiva promovida pela Creche-Escola Sementinha.
“É de suma importância que se proporcione para todos esse momento, para que os pais possam tomar ciência da importância de se compartilhar experiências e vivências nos desafios que nós enfrentamos aos sermos pais de crianças neurodivergentes. A Creche-Escola Sementinha tem um trabalho onde ela inclui todos de uma forma que a criança se sinta acolhida, amada, amparada e desenvolvida, dentro do âmbito pedagógico. Mostrando que não há impossível para uma criança neurodivergente”, ressaltou.
Mais notícias
Ricardo Arruda cobra solução urgente para disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame
Deputado reforçou apelo para que os gestores municipais priorizem um acordo que garanta segurança jurídica, continuidade dos serviços…
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…