30 de abril de 2025
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira
Agência Assembleia
A Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), promoveu, nesta quarta-feira (30), na quadra poliesportiva, um bate-papo sobre desafios e possibilidades da educação inclusiva com a comunidade escolar constituída por pais de crianças neurodivergentes alunas da instituição de ensino.
O encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira, e pela equipe multidisciplinar, constituída por assistente social, psicólogo, enfermeira, educador físico, bibliotecário e psicopedagogo.
Segundo a diretora da Creche-escola Sementinha, o objetivo é dialogar com as famílias sobre as neurodivergências, autismos e necessidades, buscando uma maior compreensão sobre essa educação inclusiva.

“É muito importante compartilhar com a comunidade escolar o que estamos entregando em termos de educação inclusiva e de que forma podemos aprimorar o que entregamos. Contamos com 29 crianças neurodivergentes e dez em processo de investigação. Educação inclusiva vai além de apenas atender crianças neurodivergentes, mas implica em incluir todas as nossas crianças nesse processo educacional, compreendendo cada uma delas dentro de sua singularidade”, esclareceu.
Avaliação
A professora Eloísa Ribeiro da Silva, mãe de aluno diagnosticado com TEA, expressou sua satisfação em compartilhar sua experiência.
“É muito importante a inclusão na escola, mas também na família, nas terapias e atividades. A Escola-Sementinha faz muito bem para o meu filho. Ele foi muito bem acolhido aqui e tem se desenvolvido muito bem. Nossos filhos são capazes de se desenvolver e de aprender. Precisamos compartilhar essas experiências para avançarmos no processo de ensino-aprendizagem. Precisamos vencer nossos medos. Parabenizo a Creche-Escola Sementinha por essa feliz iniciativa”, frisou.
Inclusão
Hiany Lima Cunha, mãe de Isaac Esdras Lima Cunha, 2 anos, manifestou sua compreensão sobre a experiência de educação inclusiva promovida pela Creche-Escola Sementinha.
“É de suma importância que se proporcione para todos esse momento, para que os pais possam tomar ciência da importância de se compartilhar experiências e vivências nos desafios que nós enfrentamos aos sermos pais de crianças neurodivergentes. A Creche-Escola Sementinha tem um trabalho onde ela inclui todos de uma forma que a criança se sinta acolhida, amada, amparada e desenvolvida, dentro do âmbito pedagógico. Mostrando que não há impossível para uma criança neurodivergente”, ressaltou.
Mais notícias
Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande
Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…
Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras
Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…
Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão
Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…
Alema faz minuto de silêncio em memória do ex-deputado e ex-prefeito de Pinheiro, Dedeco Mendes
Pedido de homenagem póstuma foi feito pelo deputado João Batista Segundo
Dezembrite: psicóloga explica ansiedade de fim de ano no ‘Café com Notícias’
Psicóloga Caroline Leite explicou o significado da síndrome, como se manifesta e quais as estratégias para ajudar a…
Osmar Filho se reúne com prefeito Nilton Everton e lideranças sobre demandas para Matinha
Encontro, que contou com a presença do governador Carlos Brandão, foi realizado para que representantes da região apresentassem…
Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias
Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica
Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público
Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE