06 de maio de 2025
Carlos Lula faz alerta sobre aumento de doenças respiratórias e cobra ação dos municípios
Deputado cobra ampliação da rede pediátrica no interior e alerta para risco de colapso no sistema de saúde com aumento de casos de bronquiolite, gripe e pneumonia entre crianças
Assecom/ Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (6), para alertar sobre o aumento de doenças respiratórias em crianças no Maranhão. Com base nos dados mais recentes do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o parlamentar destacou que o estado apresenta tendência de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocados principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
“Quem já enfrentou uma bronquiolite com seu filho sabe o quanto é desesperador. Passei por isso com a minha filha e só não foi pior porque tive condições de arcar com os custos. Mas essa não é a realidade da maioria das famílias. Por isso, precisamos fortalecer a rede pública de saúde voltada à infância”, afirmou Carlos Lula.
O deputado lembrou que, enquanto esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde, o Maranhão ampliou leitos clínicos e de UTI pediátrica em diversas regiões. No entanto, segundo ele, a expansão dessa rede não tem avançado nos últimos anos, especialmente no interior.
“Municípios de médio e grande porte continuam sobrecarregando São Luís, por absoluta incapacidade de dar resposta mínima à sua própria demanda. Isso não é só ineficiência, é omissão”, criticou.
Carlos Lula também fez um apelo ao Governo do Estado e às prefeituras, para que invistam em equipes médicas, estrutura básica com suporte de oxigênio, medicamentos e atendimento pediátrico rápido nas unidades locais. “Evitar o agravamento dos quadros é proteger vidas e impedir o colapso do sistema da capital”, completou.
O deputado aproveitou para reforçar a importância da colaboração das escolas e das famílias. “Crianças com sintomas gripais precisam ficar em casa. É um gesto simples, mas que protege outras crianças, professores e profissionais da saúde”, finalizou.
Mais notícias
Aprovado PL do Poder Executivo que dispõe sobre revisão do Plano Plurianual de 2024-2027
O projeto teve parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, com relatoria do deputado Neto…
Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026
A LOA é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o PPA e a LDO, que…
Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande
Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…
Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras
Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…
Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão
Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…
Alema faz minuto de silêncio em memória do ex-deputado e ex-prefeito de Pinheiro, Dedeco Mendes
Pedido de homenagem póstuma foi feito pelo deputado João Batista Segundo
Dezembrite: psicóloga explica ansiedade de fim de ano no ‘Café com Notícias’
Psicóloga Caroline Leite explicou o significado da síndrome, como se manifesta e quais as estratégias para ajudar a…
Osmar Filho se reúne com prefeito Nilton Everton e lideranças sobre demandas para Matinha
Encontro, que contou com a presença do governador Carlos Brandão, foi realizado para que representantes da região apresentassem…