07 de maio de 2025

Aprovada Medida Provisória que cria o programa ‘Qualifica Maranhão’

Iniciativa visa implementar cursos de capacitação profissional e promover o desenvolvimento dos estudantes

Aprovada Medida Provisória que cria o programa ‘Qualifica Maranhão’

MP foi aprovada na sessão plenária desta quarta-feira (7)

Agência Assembleia

Na sessão plenária desta quarta-feira (7), os deputados aprovaram a Medida Provisória 480/2025, que cria o programa ‘Qualifica Maranhão’. A iniciativa visa implementar cursos de capacitação profissional e promover o desenvolvimento dos estudantes, prioritariamente matriculados no ensino médio da rede estadual, de acordo com o modelo pedagógico e de gestão denominado Tecnologia de Gestão Educacional (TGE).

A MP 480/2025 foi analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa e teve como relator o deputado Neto Evangelista (União Brasil). O ‘Qualifica Maranhão’ visa também superar os desafios estaduais em termos de empregabilidade e de desenvolvimento socioeconômico, sendo a capacitação profissional uma estratégia essencial para garantir melhores perspectivas aos jovens.

“A inclusão do ensino profissionalizante dentro do escopo do programa possibilitará uma maior integração entre educação e mercado de trabalho, beneficiando milhares de estudantes e contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, disse o governador Carlos Brandão (PSB), no texto da proposição.

Atuação

O “Qualifica Maranhão ” será coordenado e executado, de forma exclusiva, compartilhada ou em frentes concomitantes, pelas secretaria de Estado da Educação (Seduc), de Governo (Segov), da Mulher (Semu), Casa Civil e Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude, podendo contar com parcerias técnicas e financeiras para a ampliação da oferta de cursos e qualificação profissional.

Entre os objetivos do programa estão: promover a qualificação profissional como ferramenta de inserção e permanência no mercado de trabalho; ampliar o acesso a cursos profissionalizantes, integrando-os aos três eixos da tecnologia de gestão educacional: Formação Acadêmica de Qualidade, Formação para a Vida e Formação para as Competências do Século XXI; estabelecer parcerias públicas e privadas para ampliação da oferta de cursos, considerando as demandas do mercado de trabalho e as necessidades regionais; e promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida, através da educação profissionalizante

As capacitações oferecidas serão desenvolvidas com base nas necessidades locais e regionais, levando em consideração os avanços tecnológicos e as tendências do mercado de trabalho.

Mais notícias

Catulé Júnior repercute posse como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Alema

Parlamentar reforçou, durante a sessão plenária, seu compromisso com o desenvolvimento do Maranhão

Assembleia aprova MP que cria cartão para beneficiar pessoas com deficiência

Programa referente ao 'Cartão Travessia' será executado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão

‘Toda Mulher’ – Médica Silvana Teixeira fala sobre a saúde hormonal feminina

Endocrinologista e nutróloga falou sobre a importância de manter uma boa alimentação e adquirir hábitos que ajudam a…

Aluízio Santos destaca avanços em Chapadinha e parabeniza gestão municipal

Ele elogiou as ações promovidas pela prefeita Belezinha, citando como exemplos a construção e reforma de unidades de…

Plenário faz um minuto de silêncio em memória da cantora e compositora Patativa

Sambista faleceu na noite de terça-feira (6), aos 87 anos de idade

‘Saúde e Bem-Estar’ trata sobre terapias holísticas, aliadas no cuidado integral à saúde

Terapeuta Alexandra Macatrão destacou que essas práticas “atuam como um todo, corpo, mente, emoção e energia". Programa celebrou…

Comissão de Assuntos Econômicos da Alema inicia trabalhos elegendo presidente e vice

Deputados Catulé Júnior e João Batista Segundo foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do colegiado

‘Café com Notícias’ aborda projeto Voto Jovem na Escola com a juíza Rosângela Praseres

Iniciativa é desenvolvida desde 2009, nas escolas públicas e privadas, independentemente de ser ano eleitoral