09 de maio de 2025

Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses

Projeto quer combater desigualdade nos pagamentos em eventos financiados com dinheiro público, valorizando quem leva a cultura do Maranhão para o palco

Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses

Carlos Lula disse que iniciativa busca corrigir assimetrias históricas, fomentar a economia da cultura local e fortalecer quem sustenta a identidade do estado

Assecom / Dep. Carlos Lula

Valorizar a cultura maranhense é fortalecer a identidade do nosso povo. Pensando nisso, o deputado estadual Carlos Lula apresentou o Projeto de Lei 217/2025, que garante proporcionalidade no pagamento de cachês e prazos claros para repasse de recursos a artistas maranhenses em eventos financiados, total ou parcialmente, com recursos públicos estaduais.

A proposta busca corrigir uma realidade antiga: a discrepância nos valores pagos a artistas locais em comparação com atrações de projeção nacional. De acordo com o PL, em qualquer evento apoiado pelo Governo do Estado, pelo menos 40% do valor pago a artistas nacionais deverá ser garantido também aos artistas maranhenses, salvo justificativa técnica devidamente fundamentada.

“Não é justo ver artistas maranhenses — que carregam nossa cultura nos palcos do Brasil e do mundo — sendo sistematicamente desvalorizados. Essa iniciativa busca corrigir assimetrias históricas, fomentar a economia da cultura local e fortalecer quem sustenta a identidade do nosso estado”, disse Carlos Lula.

Além da proporcionalidade nos cachês, o PL também estabelece prazos claros para pagamento: 50% do valor do cachê deve ser pago até cinco dias antes do evento e o restante até o quinto dia útil após a apresentação.

A proposta foi bem recebida por profissionais da área. O músico Wesley Sousa celebrou a iniciativa. “Esse desequilíbrio pode ser sanado através desse projeto, que cumpre essa função e irá possibilitar com que a produção local se estruture minimamente. Um PL que fixa o percentual de recursos para a cultura maranhense e uma data limite para o pagamento é muito importante porque ele parte de uma premissa que é fundamental: o recurso público de determinado local, ele tem que fomentar fundamentalmente a economia daquele espaço”, pontuou.

Com a aprovação do projeto, o Maranhão dá um passo importante para garantir respeito, valorização e sustentabilidade para quem faz da arte um ato de resistência e amor ao povo.

Mais notícias

Escola do Legislativo promove curso de Inteligência Financeira

Treinamento é voltado para servidores do Parlamento Estadual e para o público externo

Creche-Escola Sementinha promove manhã especial em homenagem às mães

Apresentações musicais encantaram o público com canções e performances protagonizadas pelas crianças

‘Em Discussão’ aborda Programa Bolsa e Prêmio Estudante Destaque Universitário

Convidado foi Nordman Wall, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do…

‘Diário da Manhã’ – Técnica da Sagrima destaca relevância e dá detalhes da AgroBalsas

Patrícia Tenório informou que o evento ocorrerá de 12 a 16 de maio, com o tema “Construindo Pontes”,…

Doenças e tratamentos ginecológicos são destaques no programa ‘Legal e Atual’

Doenças e tratamentos ginecológicos são destaques no programa ‘Legal e Atual’

Adelmo Soares diz que Othelino Neto persegue a presidente Iracema Vale com judicializações

Adelmo Soares fez esse discurso para rebater a acusação feita por Othelino que ele atacava as mulheres em…

Wellington parabeniza governo por ter zerado lista de nomeados para polícias e Corpo de Bombeiros

Ele disse que, mesmo sendo um deputado de oposição, sente-se no dever de reconhecer quando o governo age…

Eric Costa agradece ao governador Carlos Brandão por entrega de obras

Eric Costa elogiou, também, o lançamento do Programa Maranhão Livre da Fome