12 de maio de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações do Instituto de Assistência e Inclusão Social do Maranhão
Fundadora e presidente do Isama, Vera Araújo Rodrigues Jordão, detalhou os trabalhos do Instituto, criado em São Luís em janeiro de 2005

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Os projetos desenvolvidos pelo Instituto de Assistência e Inclusão Social do Maranhão (Isama) foram o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (12), no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia. Durante a entrevista, realizada pela radialista Maria Regina Telles, a fundadora e presidente do Isama, Vera Araújo Rodrigues Jordão, fez uma explanação sobre os trabalhos do Instituto, criado em São Luís em janeiro de 2005.
Professora universitária aposentada, Vera Jordão explicou que o Isama surgiu da necessidade de realizar um trabalho social voltado prioritariamente para adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.
“O nosso objetivo é capacitar estes jovens com habilidades pessoais e específicas, a maioria delas voltadas para a gestão de negócios, empreendedorismo e orientação para o mercado de trabalho”, declarou Vera Jordão, frisando que o Isama hoje atende cerca de 750 famílias.
Vera Jordão informou que o Isama funciona em São Luís, com sede própria na Rua São João (ou Rua 13 de Maio, 106, Centro), onde oferece cursos de panificação, doces e salgados, informática, artesanato, serralheria, ferreiro, manicure, alfaiataria e corte e costura.
“Nós vivemos em uma sociedade em constante transformação, daí a nossa preocupação em tentar atender a estas mudanças, sempre demonstrando experiências com resultados positivos e visão inovadora de empreendedor”, declarou Vera Jordão.
Acompanhada do professor e instrutor Assis Fernandes Sousa, Vera Jordão acrescentou que o Instituto de Assistência e Inclusão Social do Maranhão possui uma equipe de mais de 20 instrutores profissionais e trabalha com uma metodologia interativa, valorizando a iniciativa e a criatividade dos jovens, mediante a realização de encontros, palestras e oficinas de qualificação profissional.
“Para nós, o mais importante é criar oportunidades econômicas e sociais individuais ou grupos produtivos por meio de capacitação e qualificação profissional para garantir geração de renda e trabalho, e para melhorar as condições de vida dos participantes e seus familiares”, enfatizou Vera Jordão.
Sede
Ela lembrou que o Isama funciona no prédio do antigo Centro Artístico e Operário Maranhense, restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Esta obra de restauração nos foi entregue no ano de 2001 e, desde então, o nosso trabalho na área social nunca mais parou, nos turnos da manhã e à tarde”, frisou Vera Jordão. Ela informou também que, no próximo dia 1º de outubro, será lançado em São Luís um livro sobre a história do Centro Artístico e Operário Maranhense, fruto de um trabalho de dois anos de pesquisa do escritor Rossini Corrêa
Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Vera Jordão falou ainda sobre seu trabalho como coordenadora do Fórum Maranhense de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Maranhão, que hoje agrega 117 instituições, abrangendo 20 municípios maranhenses.
O professor e instrutor Assis Fernandes Sousa, vice-coordenador do Fórum Maranhense de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Maranhão, fez uma rápida explanação sobre o trabalho do Fórum na área da assistência social no Estado.
Mais notícias
Neto Evangelista atua como assistente de acusação em caso de feminicídio e reforça compromisso com justiça para vítimas
O crime brutal, ocorrido em 2023, chocou a população de São Luís e reacendeu o debate sobre a…
‘Pautas Femininas’ discute os desafios da menopausa com a médica Renata Bogéa
Convidada esclareceu dúvidas e compartilhou orientações
‘Revista Maranhão’ fala sobre o crime de “stalking” contra as mulheres
Advogada Ivane Rodrigues, especialista em violência contra a mulher, foi a convidada do programa nesta segunda-feira
Leis de Leandro Bello garantem mais direitos às pessoas com deficiência
A Lei nº 12.537/2025, por exemplo, estabelece a capacitação em Libras como critério de desempate em concursos públicos…
‘Diário da Manhã’ – Chefe da Assessoria Jurídica do Procon-MA explica como o órgão atua
Gestor explicou como consumidores devem fazer para registro de reclamações e após o resultado
‘Café com Notícias’ – Advogada Beatriz Florenzano destaca direito das mulheres
Apesar dos avanços conquistados, especialista alerta que ainda há muitos desafios
Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses
Projeto quer combater desigualdade nos pagamentos em eventos financiados com dinheiro público, valorizando quem leva a cultura do…
Escola do Legislativo promove curso de Inteligência Financeira
Treinamento é voltado para servidores do Parlamento Estadual e para o público externo