13 de maio de 2025
Aprovado PL que institui semana preventiva ao câncer de pele direcionada ao pescador artesanal
Objetivo é mobilizar a sociedade, entidades representativas e os poderes públicos para a adoção de medidas preventivas

Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão desta terça-feira (13), o Projeto de Lei 176/2025, de autoria do deputado Guilherme Paz (PRD), que institui a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Pele do Pescador e da Pescadora Artesanal. O PL foi à sanção do governador Carlos Brandão.
Conforme a matéria, a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Pele do Pescador e da Pescadora Artesanal será comemorada, anualmente, em 29 de junho, Dia do Pescador. O objetivo é mobilizar a sociedade, entidades representativas e os poderes públicos para a adoção de medidas preventivas e de diagnóstico precoce da doença.
As atividades ficarão a cargo do Poder Executivo estadual, com ampla divulgação e conscientização sobre os males da exposição inadequada ao sol, orientações sobre as formas de proteção e a importância do exame médico preventivo
Na justificativa, o deputado Guilherme Paz frisa que as ações preventivas se devem à alta probabilidade de cura quando o câncer de pele é descoberto ainda em seu estágio inicial. Ou seja, se diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%.
“O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando, aproximadamente, 31,3% de todos os casos da doença no país. Um estudo com pescadores em Recife (PE) indicou que 84,4% dos entrevistados se expunham ao sol por cinco horas ou mais, diariamente, e 62,2% não utilizavam medidas de proteção adequadas”, informou o deputado.
No Maranhão, de acordo com Guilherme Paz, o câncer de pele é uma preocupação crescente. “Nosso estado é composto, em grande parte, por pescadores e pescadoras artesanais que trabalham em regime de economia familiar e ficam expostos ao sol. Esse grupo representa uma população de alto risco, suscetível a diversas doenças”, destacou o deputado.
Para o parlamentar, é necessária a atuação do poder público para proteger essa população. “Para que as ações preventivas surtam efeito e se obtenha o engajamento desejado na procura do diagnóstico precoce, é preciso que o poder público eduque o pescador e a pescadora artesanal a respeito dos riscos e medidas preventivas envolvendo o câncer de pele”.
O deputado ainda menciona a campanha nacional de combate ao câncer de pele, o “Dezembro Laranja”, para destacar que são urgentes as ações efetivas na esfera estadual.
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…