13 de maio de 2025
Aprovado PL que institui semana preventiva ao câncer de pele direcionada ao pescador artesanal
Objetivo é mobilizar a sociedade, entidades representativas e os poderes públicos para a adoção de medidas preventivas
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão desta terça-feira (13), o Projeto de Lei 176/2025, de autoria do deputado Guilherme Paz (PRD), que institui a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Pele do Pescador e da Pescadora Artesanal. O PL foi à sanção do governador Carlos Brandão.
Conforme a matéria, a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Pele do Pescador e da Pescadora Artesanal será comemorada, anualmente, em 29 de junho, Dia do Pescador. O objetivo é mobilizar a sociedade, entidades representativas e os poderes públicos para a adoção de medidas preventivas e de diagnóstico precoce da doença.
As atividades ficarão a cargo do Poder Executivo estadual, com ampla divulgação e conscientização sobre os males da exposição inadequada ao sol, orientações sobre as formas de proteção e a importância do exame médico preventivo
Na justificativa, o deputado Guilherme Paz frisa que as ações preventivas se devem à alta probabilidade de cura quando o câncer de pele é descoberto ainda em seu estágio inicial. Ou seja, se diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%.
“O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando, aproximadamente, 31,3% de todos os casos da doença no país. Um estudo com pescadores em Recife (PE) indicou que 84,4% dos entrevistados se expunham ao sol por cinco horas ou mais, diariamente, e 62,2% não utilizavam medidas de proteção adequadas”, informou o deputado.
No Maranhão, de acordo com Guilherme Paz, o câncer de pele é uma preocupação crescente. “Nosso estado é composto, em grande parte, por pescadores e pescadoras artesanais que trabalham em regime de economia familiar e ficam expostos ao sol. Esse grupo representa uma população de alto risco, suscetível a diversas doenças”, destacou o deputado.
Para o parlamentar, é necessária a atuação do poder público para proteger essa população. “Para que as ações preventivas surtam efeito e se obtenha o engajamento desejado na procura do diagnóstico precoce, é preciso que o poder público eduque o pescador e a pescadora artesanal a respeito dos riscos e medidas preventivas envolvendo o câncer de pele”.
O deputado ainda menciona a campanha nacional de combate ao câncer de pele, o “Dezembro Laranja”, para destacar que são urgentes as ações efetivas na esfera estadual.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios