19 de maio de 2025
‘Diário da Manhã’ – Médico esclarece sobre gestação e autismo e alerta para cuidados no pré-natal, diagnóstico e acompanhamento precoce da criança
Dr. José Bogéa explicou no programa que além da questão genética, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) está relacionado a diversos fatores associativos

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O ginecologista e obstetra Dr. José Bogéa destacou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta segunda-feira (19), os cuidados na gestação e autismo, por conta do aumento de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo. O programa tem transmissão simultânea da TV Assembleia.
“A gente sabe que em casos do Transtorno do Espectro Autista tem a parte genética, que é importante, mas, por si só não define o risco a mais que aquele bebê que está sendo gerado em ter autismo. Existem, também, os fatores associativos, que estão em volta do ambiente da mãe, como deficiência de vitamina B, falta de um bom pré-natal, obesidade, diabetes pré-gestacional, aborto prematuro, entre outros”, detalhou Dr. José Bogéa.
Em com o radialista e apresentador Henrique Pereira, o médico explicou, também, que a gestação e o autismo estão relacionados, embora o diagnóstico só possa ser feito após o nascimento; e que fatores como estresse, traumas e exposição a substâncias químicas durante a gravidez podem aumentar o risco de uma criança desenvolver TEA. Além disso, a genética também desempenha um papel importante, com alguns genes predispondo ao autismo.
Diagnóstico
De acordo com o especialista, é importante ressaltar que o diagnóstico de autismo não pode ser feito por nenhum exame pré-natal, durante a gravidez, e sim somente após o nascimento do bebê, por meio de avaliação clínica detalhada. Ele destacou que o acompanhamento precoce das crianças com TEA é fundamental e que as mães de crianças com autismo, bem como as grávidas, precisam ter acesso a informações e acompanhamento especializado para prevenir fatores estressores. Outra recomendação do médico é para que não se responsabilize as mães por possíveis diagnósticos, sempre orientando-as sobre a importância do acompanhamento precoce da criança.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…