22 de maio de 2025

Deputado Carlos Lula critica atendimento de saúde realizado no Maranhão

O parlamentar destacou ainda a demora na regulação de pacientes e a falta de leitos em UPAs

Deputado Carlos Lula critica atendimento de saúde realizado no Maranhão

Deputado Carlos Lula usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre a situação da saúde pública

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (22), para fazer um alerta sobre a grave situação da saúde pública no Maranhão. Segundo ele, “o sistema de saúde hoje está colapsado”. A declaração foi acompanhada de denúncias sobre a falta de leitos de internação, o que tem provocado longas esperas de pacientes internados em cadeiras, mesmo após a recente inauguração do Complexo Estadual Regulador.

“Não adianta ter Complexo de Regulação se só estamos aprofundando a desigualdade e operando sob escassez. Na UPA do Vinhais, ontem à noite, havia nove pacientes internados em cadeiras. No Araçagy, eram 12 pacientes internados em cadeiras, também aguardando transferência para leitos. E quero destacar que eles estão em cadeiras, não em camas”, afirmou.

O deputado destacou ainda a demora na regulação desses pacientes. De acordo com Carlos Lula, o prazo máximo deveria ser de 72 horas quando se está em um leito de Unidade de Pronto Atendimento.

“Ontem, na UPA do Vinhais, encontrei um paciente aguardando um leito desde 6 de abril, há quase dois meses. Na UPA do Araçagy, encontrei situação semelhante, um paciente aguardando leito desde o dia 14 de abril, há 36 dias. E outro que está lá desde o dia 18 de abril, 32 dias”, relatou.

Carlos Lula também denunciou um suposto esquema de reserva de vagas em leitos hospitalares para aliados políticos do Governo do Estado.

“Mesmo diante de todo esse quadro, a notícia que tenho — e que não quero acreditar — é que parte dos leitos hoje são reservados à elite do Governo do Estado. Existem leitos de hospitais que não estão sendo ocupados porque determinadas pessoas vão ligar solicitando-os. O atual governo conseguiu recriar o que não existia mais: cidadãos de primeira e segunda classe. E não podemos admitir. Então não adianta ter Complexo de Regulação se o governo está criando uma fila como ferramenta política”, declarou.

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar